Para quais impactos climáticos devemos nos preparar primeiro?

crise climática impactos

Um grupo da Chatham House fez uma pesquisa com cerca de 200 cientistas climáticos para levantar os maiores riscos trazidos pela mudança climática e, destes, os mais prementes.

A maior preocupação é com a segurança alimentar e suas cadeias de suprimentos, por conta de impactos em países e regiões mais vulneráveis que atingem as populações próximas e que podem se refletir no mundo todo. Em segundo lugar vêm as migrações forçadas, tanto entre regiões como entre países. Elas começariam no leste da África, no Sul e Sudeste da Ásia, no Caribe e na América Central.

Os impactos listados sobre a cadeia alimentar foram os extremos de calor, seca, inundações, tempestades e quebras de safras dos principais grãos. Ciclones e tufões no Oceano Índico e no sul do Pacífico ocidental podem causar tanto migrações em escala quanto disrupções na segurança alimentar e suas cadeias. A preocupação com secas se concentra no leste da África.

A Climate Scorecard lançou uma série de 18 matérias sobre eventos climáticos ao redor do mundo. A série começou no final de setembro falando da seca e de inundações no Brasil. Da Ásia, há matérias sobre China, Japão e Índia e Coreia do Sul. Deste lado do Atlântico, fala-se sobre Canadá, México e EUA. Há uma matéria sobre a Europa como um todo e várias sobre países específicos. A Árabia Saudita é o único país do Oriente Médio e a Nigéria, o único africano.

Meteorologistas da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional norte-americana) confirmaram que um novo La Niña  poderá ser sentido a partir dos próximos dias e pode durar até o final do verão. Isso significa menos chuvas em quase todo o interior do país, do Sul até o Rio Amazonas. A parte norte da Amazônia e o Nordeste verão chuvas acima da média. Vale ver a matéria da BBC explicando o fenômeno e seus impactos. O The Guardian destacou os impactos do La Niña sobre o ressequido sudoeste dos EUA. Antes que chegue com força, a previsão para o norte da Califórnia é de muita chuva, encerrando, segundo a Bloomberg, uma das estações de incêndio mais destrutivas dos últimos tempos. O Wall Street Journal comentou a seca no estado, dizendo que foi a mais forte dos últimos 97 anos.

A AP registrou que a província indiana de Uttar Pradesh, no norte do país, registrou muita chuva nos últimos dias que fizeram o rio Ganges  e seus afluentes da região transbordarem, provocando a morte de pelo menos 22 pessoas. Isso acontece depois das recentes chuvas no sul do país matarem outras 28 pessoas.

Em tempo: Tom Pettinger, da universidade inglesa de Warwick, escreveu um artigo interessante na Conversation sobre a indiferença de boa parte da sociedade rica em relação à mudança climática. Diz Pettinger que, ao contrário de populações como a de Bangladesh, a água ainda não molhou os pés da maioria dos que respondem por boa parte das emissões globais. Ele acha que enquanto isso não acontecer, seus estilos de vida seguirão sendo o business as usual.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.