“Eles sabiam”: estudo revela estratégia da petroleira Total para negar risco climático dos combustíveis fósseis

TOTAL sabia

Um estudo conduzido por historiadores franceses mostrou que a direção da petroleira Total, uma das maiores do mundo, já tinha ciência desde a década de 1970 sobre os riscos e o perigo associado à queima de combustíveis fósseis ao clima global.

Publicada na revista Global Environmental Change, a pesquisa analisou documentos internos e registros de reuniões de altos executivos da Total, e descobriu que a empresa atuou propositadamente ao longo desse período para minimizar o problema no debate público, espalhando desinformação e negacionismo.

Esse tipo de conduta não é uma surpresa: outras representantes do Big Oil, como a ExxonMobil e a Shell, já tiveram suas estratégias negacionistas reveladas ao público nos últimos anos. Em todos os casos, cientistas que atuavam nessas empresas já tinham informação sobre o impacto negativo dos combustíveis fósseis sobre o clima bem antes do resto do público. Confrontados com essa informação, os executivos das petroleiras preferiram esconder as evidências e atuar incisivamente para que o público não tivesse consciência desse problema.

AFP, Euronews, Financial Times e Le Monde destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.