“Eles sabiam”: estudo revela estratégia da petroleira Total para negar risco climático dos combustíveis fósseis

20 de outubro de 2021

Um estudo conduzido por historiadores franceses mostrou que a direção da petroleira Total, uma das maiores do mundo, já tinha ciência desde a década de 1970 sobre os riscos e o perigo associado à queima de combustíveis fósseis ao clima global.

Publicada na revista Global Environmental Change, a pesquisa analisou documentos internos e registros de reuniões de altos executivos da Total, e descobriu que a empresa atuou propositadamente ao longo desse período para minimizar o problema no debate público, espalhando desinformação e negacionismo.

Esse tipo de conduta não é uma surpresa: outras representantes do Big Oil, como a ExxonMobil e a Shell, já tiveram suas estratégias negacionistas reveladas ao público nos últimos anos. Em todos os casos, cientistas que atuavam nessas empresas já tinham informação sobre o impacto negativo dos combustíveis fósseis sobre o clima bem antes do resto do público. Confrontados com essa informação, os executivos das petroleiras preferiram esconder as evidências e atuar incisivamente para que o público não tivesse consciência desse problema.

AFP, Euronews, Financial Times e Le Monde destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar