Produção de soja concentra área equivalente à Itália dentro do território brasileiro

Cerrado soja

A área dedicada à agricultura no Brasil triplicou entre 1985 e 2020, de acordo com análise do MapBiomas divulgada nesta 4ª feira (20/10). Nesse período, as lavouras brasileiras passaram de 19 milhões de hectares para 55 milhões, sendo que 36 milhões estavam ocupadas no ano passado apenas por plantações de soja – uma área superior a de países como Itália e Vietnã.

De acordo com o MapBiomas, quase metade (42%) da área cultivada no Brasil se concentra no Cerrado; nas últimas três décadas, o bioma testemunhou um crescimento de 464% em suas lavouras, impulsionado principalmente pela consolidação da soja como motor do agronegócio brasileiro neste século. Metade do cultivo de soja no Brasil está no Cerrado, mas essa produção também ganhou força na Amazônia, que possuía no ano passado cerca de 5,2 milhões de hectares plantados (14% do total nacional), e na Mata Atlântica (7,9 milhões de hectares, 26% do total).

A produção de cana-de-açúcar e café também cresceu nesse período em todo o Brasil. A área total dedicada à cana-de-açúcar era de 9 milhões de hectares em 2020, um aumento de 291% na comparação com 1985. Já o café teve crescimento de 43% (804 mil hectares), com destaque nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Goiás.

Estadão, Globo Rural e O Globo repercutiram as informações.

Em tempo: Os reflexos do desgoverno ambiental no Brasil seguem fortes no exterior. Jamil Chade destacou no UOL a aprovação de uma resolução no Parlamento Europeu que bloqueia qualquer avanço na ratificação do acordo comercial Mercosul-UE. O texto enfatiza que o acordo “não pode ser ratificado da forma que está já que, inter alia, não garante a proteção de biodiversidade, em especial na Amazônia, nem garante padrões agrícolas”. Foram 452 votos a favor do texto, e 170 contra, além de sete abstenções.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.