Rumo à COP26: Glasgow em busca do “espírito de Paris”

25 de outubro de 2021

A menos de uma semana da abertura da COP26 em Glasgow, líderes internacionais e negociadores se desdobram para conseguir consensos básicos nos temas do financiamento, do mercado de carbono e da ambição climática. O problema é que, com o relógio correndo contra, os desentendimentos e as incertezas se acumulam.

O presidente da COP26, Alok Sharma, reconheceu que o contexto das negociações em Glasgow está distante daquele experimentado em Paris há seis anos, quando os países finalmente conseguiram chegar a um acordo internacional para redução de emissões de carbono. “O que estamos tentando fazer aqui em Glasgow é realmente muito complicado, definitivamente mais difícil que Paris em muitos níveis”, apontou Sharma ao Guardian. “[Mas] o que temos a nosso favor é que há um entendimento de que precisamos lidar com esta [crise climática]”.

De acordo com Fiona Harvey no Guardian, os países desenvolvidos tentam articular uma resposta de última hora para a demanda de financiamento climático das nações em desenvolvimento. Os anfitriões britânicos, junto com Alemanha e Canadá, pretendem elaborar um roadmap para viabilizar a meta de US$ 100 bilhões anuais para o período 2020-2025, sendo que uma parte maior desses recursos seria destinada à ações de adaptação, outra demanda dos países pobres. A Bloomberg também deu destaque à articulação.

Ainda na seara da diplomacia climática, Todd Gillespie e Akshat Rathi elencaram na Bloomberg uma lista de países que podem ameaçar as negociações em Glasgow. A relação tem vilões veteranos de COPs passadas, como Rússia e Arábia Saudita, além de “malvados” novatos, como (infelizmente) o Brasil.

Já na parte logística, a aproximação da abertura da COP está deixando participantes e organizadores com a ansiedade à flor da pele. A despeito dos quase dois anos de preparação para a Conferência, o clima em Glasgow é de correria e improvisação. Para os moradores da cidade, a chegada de milhares de estrangeiros é vista de maneira ambígua: por um lado, será uma injeção bem-vinda de dinheiro na economia local; por outro, a chegada da COP já está causando problemas no cotidiano das pessoas, como bloqueios e a ameaça de greves no transporte público e na coleta de lixo. Sobre esse tema, vale a pena ler a reportagem de Libby Brooks no Guardian.

Outra preocupação é a situação da pandemia no Reino Unido. Na última semana, mais de 333 mil britânicos foram diagnosticados com COVID-19, um aumento de 15% na comparação com a semana anterior e o número semanal mais alto desde 21 de julho. O site POLITICO fez uma análise da situação.

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar