A conta dos militares na Amazônia: meio bilhão de reais em gastos e desmatamento descontrolado

26 de outubro de 2021

R$ 550 milhões em quase três anos: este foi o custo das três missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) promovidas pelo governo Bolsonaro desde 2019 para conter o desmatamento e as queimadas na Amazônia. Como é padrão nesta administração, o dinheiro foi pessimamente gasto: nesse período, incêndios florestais e a derrubada de árvores se intensificaram em ritmo inédito na história recente.

Na Folha, Vinicius Sassine fez as contas: o montante gasto pelos militares nesse período equivale a seis vezes o total do orçamento de 2020 do IBAMA para gastos com fiscalização ambiental, licenciamento e gestão da biodiversidade. Ainda assim, o vice-presidente Hamilton Mourão defendia a continuidade da presença dos militares na região, especialmente como resposta às críticas internacionais ao Brasil na COP. Com o orçamento cada vez mais enxuto em Brasília, o Palácio do Planalto preferiu encerrar a GLO mais recente, a Operação Samaúma, na semana retrasada.

Mourão confirmou nesta 2ª feira (25/10) que o Brasil pretende antecipar sua meta para acabar com o desmatamento ilegal de 2030 para 2027 ou 2028. O anúncio deve ser feito durante a Conferência do Clima de Glasgow, na próxima semana. Associated Press e Reuters repercutiram a promessa do general-vice.

Em tempo: Para retomar a confiança de investidores internacionais e aproveitar o potencial do país para a economia verde, o Brasil precisa reduzir o desmatamento para o nível de dez anos atrás. Essa é a recomendação do ex-ministro e ex-presidente do BNDES, Joaquim Levy, que integra atualmente a rede Uma Concertação pela Amazônia. Em entrevista à BBC Brasil, Levy destacou que o Brasil pode se beneficiar com o combate ao desmatamento e com ações climáticas em outras frentes, como a geração de energia renovável e a eletrificação da frota automotiva. “A economia brasileira hoje já é talvez a economia com a pegada de carbono mais baixa do mundo se você considerar emissões fósseis por população ou por PIB. O que a gente tem que fazer é obviamente aproveitar essa vantagem competitiva para investir, criar emprego”, disse Levy.
(P.S.: A emissão brasileira per capita é maior que a média mundial – alguém avisa o Levy?)

 

ClimaInfo, 26 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar