2021, o ano que abriu a era dos eventos climáticos extremos

ano eventos climáticos extremos

Após os imensos incêndios florestais de seu verão, a Califórnia viveu dias debaixo d’água devido a um ciclone bomba que atingiu o norte do estado no domingo e que provocou chuvas muito fortes que duraram até o dia seguinte. As cicatrizes dos incêndios, por terem impermeabilizado o solo queimado, acabaram gerando rios. A tempestade está se movendo lentamente para sul e deve chegar a Los Angeles nos próximos dias.

Praticamente ao mesmo tempo, chuvas também pesadas caíram no leste dos EUA, em Nova Jersey e Nova York, onde os governadores decretaram estado de emergência. Em Catânia, Sicília, as chuvas que começaram no final de semana provocaram inundações. Segundo a meteorologia italiana, elas continuarão a cair nos próximos dias, se movendo em direção ao continente.

As chuvas nos EUA foram destaque na AP, Reuters, Wall Street Journal, e na CBS. O The Hill deu uma matéria sobre a Califórnia e outra sobre a costa leste. BBC, Guardian e Reuters deram as chuvas na Itália.

Às vésperas do início da Convenção do Clima em Glasgow, o Washington Post fez um balanço dos eventos extremos de 2021. As chuvas provocaram mortes e muita destruição em julho na Alemanha,  Holanda e Bélgica. Elas também atingiram o geralmente seco Sudão do Sul e se estenderam por toda costa leste da África. Na China, em Zhengzhou, choveu 20 cm em apenas uma hora. Isso fora o relatado no começo desta nota. A matéria também fala das ondas de calor, como a que fez bater recordes de temperatura na fria região na costa do Pacífico entre os EUA e o Canadá onde chegou a quase 50oC. A mesma marca foi registrada na Sicília que passou a ser a mais elevada dos registros na Europa.

É possível que 2021 fique para a história como o ano em que a ficha climática caiu. A ver se o clima da Convenção passará da contemplação para a ação.

 

ClimaInfo, 28 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.