“Para inglês ver”: Bolsonaro e seu plano “verde” de crescimento

Brasil COP26 pra inglês ver

O governo que presidiu o maior aumento histórico do desmatamento na Amazônia e que assistiu inerte a desastres ambientais como os incêndios no Pantanal e o vazamento de óleo no Nordeste promete agora ser um “exemplo” de proteção ambiental para o mundo. Para a sorte de Jair Bolsonaro & Cia., promessas não têm custo nem limite: o ônus está em quem se dispõe a acreditar nelas. Mas é aí que começa também o azar do governo – achar alguém disposto a dar esse voto de confiança é bastante difícil.

“O Brasil chega a Glasgow com uma distinção inglória: é o país do G20 que mais piorou sua meta de corte de emissões de gases que causam o aquecimento global”, lembrou Bernardo Esteves na piauí, onde destaca dados da análise divulgada nesta semana pelo PNUMA. Especialistas ouvidos pela reportagem foram unânimes: o tal plano de crescimento verde lançado pelo governo na 2ª feira passada é mais pirotécnico do que real, já que carece de metas, ações e cronogramas específicos.

Na Open Democracy, Juanita Rico ressaltou um aspecto problemático das promessas verdes de Bolsonaro: para que o desmatamento ilegal seja zerado em algum momento na segunda metade desta década, como o governo tem sinalizado, o ritmo de destruição precisa cair de maneira substancial a partir de agora. No entanto, a expectativa em torno dos próximos dados consolidados do sistema PRODES/INPE, que serão lançados no próximo mês, é muito ruim. Os números agregados do DETER para o último ano (agosto/2020 a julho/2021) antecipam um cenário complicado: nesse período, a floresta amazônica atingiu seu 2º pior índice da série histórica, atrás apenas da temporada 2019-2020. Como zerar o desmatamento se o ponto de partida começa em um nível de devastação tão alto?

No Estadão, Carlos Bocuhy foi seco em sua análise sobre as perspectivas da participação brasileira na COP e o impacto das novas promessas: “Com um portfólio vazio, a missão brasileira só poderá lastrear sua participação em discursos, não em fatos. Promessas já assistimos várias, desde a Cúpula do Clima convocada pelo presidente norte-americano Joe Biden, onde Bolsonaro desfiou intenções. No dia seguinte cortou duramente verbas destinadas ao ministério do meio ambiente.”

 

ClimaInfo, 28 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.