Rumo à COP26: ativistas desafiam governo britânico e prometem protestos em Glasgow

COP26 protestos

A insatisfação de ativistas climáticos com a conduta do governo britânico na organização da COP26 e no enfrentamento à crise climática fez com que alguns grupos desafiassem uma ordem judicial que promove novos bloqueios em vias públicas de Londres nesta 4ª feira (27/10).

As intervenções vêm sendo encabeçadas pelo movimento Insulate Britain, que contesta a falta de ambição do governo de Boris Johnson na questão climática. O grupo, que tinha assinalado há algumas semanas a intenção de interromper essas ações durante a COP, já afirmou que pretende promover novas manifestações nas próximas semanas em Glasgow e em outras cidades britânicas. A Reuters deu mais informações.

Para piorar o mau humor desses grupos com as autoridades britânicas, o ministro do Tesouro, Rishi Sunak, anunciou nesta semana um corte de impostos sobre combustíveis e voos comerciais como uma maneira para baratear os custos de energia e impulsionar o setor aéreo no pós-pandemia. Esta resposta desmoraliza o discurso de Johnson para a COP26, que coloca a questão climática no centro do debate político atual, e deve trazer mais pressão sobre o premiê britânico na véspera da Conferência. Bloomberg e Financial Times repercutiram a notícia.

Ainda sobre manifestações na COP, a BBC destacou a preocupação de autoridades e sanitaristas com a possibilidade dessas mobilizações servirem como catalisadores de contágio pela COVID-19 na Escócia. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas participem de marchas climáticas em Glasgow e em outras cidades durante a Conferência.

Enquanto isso, os organizadores da COP26 preparam os últimos detalhes para a abertura do evento. Sem a rainha Elizabeth, quem desistiu de participar da COP por recomendação médica, o discurso inaugural será feito pelo herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, no próximo domingo (31/10).

Por fim, o governo escocês e a empresa responsável pelo transporte ferroviário no país estão na ponta dos dedos para evitar uma greve durante a COP26. De acordo com a BBC, o sindicato de trabalhadores da ScotRail ainda está discutindo a paralisação, mas as autoridades da Escócia já estariam desenhando planos de contingência para manter o serviço de transporte ao menos entre Edimburgo e Glasgow, para facilitar a locomoção dos participantes da COP.

 

ClimaInfo, 28 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.