Reino Unido desiste de acordo global contra a queima de carvão para a COP26

acordo global carvão

O governo do Reino Unido vinha articulando um possível acordo internacional para agilizar o abandono do uso de carvão para geração elétrica nesta década como um dos principais resultados da COP26. No entanto, a oposição estridente de países como China e Índia enterrou essa perspectiva: de acordo com a Bloomberg, os britânicos desistiram da proposta. “Ainda não temos os compromissos de que precisamos”, reconheceu Barbara Woodward, embaixadora do Reino Unido na ONU.

Falando em rejeições, o governo australiano está resistindo à pressão de Estados Unidos e União Europeia para aderir a um acordo internacional para redução de pelo menos 30% das emissões de metano até 2030. Segundo a Bloomberg, a justificativa da Austrália é que essa meta prejudicará a indústria de petróleo e gás do país, com perdas econômicas.

A postura de países emergentes também causa preocupação nessa véspera de COP. A Associated Press abordou a posição da Índia em rejeitar qualquer compromisso de neutralidade climática até 2050, como vem sendo defendido por muitos países nos últimos tempos. Para o governo indiano, novas metas climáticas não resolverão o problema, mas sim a implementação dos compromissos atuais por parte dos países – o que, em termos científicos, não faz o menor sentido, já que esses compromissos atuais são insuficientes para resolver o problema climático. A Reuters também abordou essa questão.

Ainda sobre as conversas diplomáticas na COP26, Daniela Chiaretti destacou no Valor um esboço de declaração sobre florestas e uso da terra feito pelo Reino Unido para assinatura dos chefes de governo em Glasgow. Pelo texto, os países signatários se comprometerão à conservação de florestas e ecossistemas, promoção do desenvolvimento sustentável e transformação rural inclusiva. Alguns países megadiversos, como Indonésia e Congo, apoiam a iniciativa, mas o Brasil ainda não figura entre os possíveis signatários da declaração.

Em tempo: Os anfitriões britânicos ainda apostam em algum acordo mais ambicioso como resultado da Conferência de Glasgow. A aposta mais recente, de acordo com o Climate Home, é um compromisso dos países para atualizar ou apresentar uma nova NDC até 2023, antes do primeiro período de revisão periódica sob o Acordo de Paris. Segundo o texto do tratado, os países devem submeter novas NDCs a cada cinco anos, contando a partir de 2020; ou seja, pelo cronograma atual, os novos compromissos deverão ser apresentados apenas em 2025. No entanto, segundo a reportagem, os países emergentes estão reticentes à proposta e desejam garantir mais apoio das nações ricas para implementar os compromissos atuais antes de sentar na mesa para definir novas metas.

 

ClimaInfo, 29 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.