O mundo está em “território desconhecido” no clima, alerta ONU

2 de novembro de 2021

A civilização está entrando em um patamar climático que nunca enfrentou. A Organização Meteorológica Mundial (WMO), na versão preliminar do seu relatório “O Estado do Clima Global 2021”, avisa que as concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso bateram recordes no ano passado. O nível médio do mar de 2021 também bateu o recorde. A temperatura média global, este ano, está quase 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Petteri Taalas, secretário-geral do WMO, listou os eventos deste ano:

  • Choveu, em vez de nevar, pela 1ª vez no interior da Groenlândia.
  • A temperatura bateu em 49°C no Canadá e em 54°C nos EUA.
  • Esse calor foi acompanhado por incêndios devastadores.
  • Meses de chuva caíram em um espaço de horas na China.
  • Partes da Europa sofreram graves inundações.
  • A seca na América do Sul reduziu o fluxo de grandes bacias hidrográficas, atingindo agricultura, transporte e produção de energia.

António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou que “o relatório mostra que nosso planeta está mudando diante de nossos olhos. Das profundezas do oceano ao topo das montanhas, do derretimento das geleiras a eventos climáticos extremos implacáveis, comunidades e ecossistemas ao redor do globo estão sendo devastados. A COP26 deve ser um ponto de inflexão para as pessoas e para o planeta”. Vale ver as matérias da Folha, O Globo, Guardian e Bloomberg.

 

ClimaInfo, 3 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar