O mundo está em “território desconhecido” no clima, alerta ONU

o estado do clima 2021

A civilização está entrando em um patamar climático que nunca enfrentou. A Organização Meteorológica Mundial (WMO), na versão preliminar do seu relatório “O Estado do Clima Global 2021”, avisa que as concentrações de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso bateram recordes no ano passado. O nível médio do mar de 2021 também bateu o recorde. A temperatura média global, este ano, está quase 1,1°C acima dos níveis pré-industriais. Petteri Taalas, secretário-geral do WMO, listou os eventos deste ano:

  • Choveu, em vez de nevar, pela 1ª vez no interior da Groenlândia.
  • A temperatura bateu em 49°C no Canadá e em 54°C nos EUA.
  • Esse calor foi acompanhado por incêndios devastadores.
  • Meses de chuva caíram em um espaço de horas na China.
  • Partes da Europa sofreram graves inundações.
  • A seca na América do Sul reduziu o fluxo de grandes bacias hidrográficas, atingindo agricultura, transporte e produção de energia.

António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou que “o relatório mostra que nosso planeta está mudando diante de nossos olhos. Das profundezas do oceano ao topo das montanhas, do derretimento das geleiras a eventos climáticos extremos implacáveis, comunidades e ecossistemas ao redor do globo estão sendo devastados. A COP26 deve ser um ponto de inflexão para as pessoas e para o planeta”. Vale ver as matérias da Folha, O Globo, Guardian e Bloomberg.

 

ClimaInfo, 3 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.