Jovem indígena é a única brasileira a discursar na abertura da COP26

3 de novembro de 2021

Um dos destaques da abertura da COP26 foi a participação da jovem indígena Txai Suruí. Ela foi a única brasileira a discursar na sessão inaugural da Conferência, já que o presidente Jair Bolsonaro preferiu não participar do evento em Glasgow.

No discurso, Txai criticou “mentiras vazias e promessas falsas” dos governos para enfrentar a mudança do clima e, sem citar diretamente o governo brasileiro, pediu mais espaço aos Povos Indígenas no processo decisório oficial dos países e da ONU.

“O clima está esquentando, os animais estão desaparecendo, os rios estão morrendo e nossas plantações não florescem como no passado. A Terra está falando: ela nos diz que não temos mais tempo”, disse Txai. “Precisamos de outro caminho, com coragem e mudanças globais. Não em 2030, 2050, mas agora”.

Fundadora do Movimento da Juventude Indígena em Rondônia, Txai defendeu também proteção contra a violência e a exploração. “Os Povos Indígenas estão na linha de frente da emergência climática. E devemos estar no centro das decisões tomadas aqui”.

“A voz do presidente Bolsonaro não foi ouvida, ainda bem, mas tivemos a voz de Txai Suruí”, comentou Míriam Leitão no Bom Dia Brasil (TV Globo). “Ela nos enche de orgulho”. Estadão, Folha e O Globo também destacaram sua participação na abertura da COP26.

Em tempo: Na Folha, Gustavo Viana contou a jornada de um grupo de 16 jovens brasileiros até a COP26 em Glasgow. Membros do movimento Fridays for Future Brasil, eles conseguiram viabilizar sua ida à Escócia e querem aproveitar a oportunidade para colocar a juventude brasileira no debate internacional sobre a crise climática.

 

ClimaInfo, 3 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar