Nova metas climáticas podem conter aquecimento abaixo de 2°C

novas metas climáticas globais

Onze países apresentaram metas climáticas revisadas logo antes da COP, com destaque para a NDC da Índia. Segundo o pessoal do Climate Resource, se todas as metas forem de fato cumpridas – em escala e prazo – há chance de, até 2100, a temperatura subir 1,9°C. É a primeira vez que se chega perto da meta de 2°C de Paris. No mês passado, o relatório síntese das NDCs produzido pela UNFCCC apontava que as NDCs existentes levariam a um aumento de 2,7°C.

Segundo os autores, agora se modelou com maior rigor os compromissos de longo prazo das mais de 70 NDCs, incluindo as de China e Índia. O trabalho da UNFCCC modelou os compromissos até 2030 e traçou um comportamento tendencial para as décadas seguintes.

Para a profecia se realizar, o diabo não está só nos detalhes: os países terão que cumprir as metas. O problema é que, em geral, governos têm mandatos mais curtos do que os compromissos que assumiram e basta lembrar que uma das primeiras medidas de Trump ao assumir foi pautar a retirada dos EUA do Acordo.

O Guardian e o Independent deram destaque, mas lembrando que ainda falta muito para que a temperatura não suba mais do que 1,5°C.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.