Nova metas climáticas podem conter aquecimento abaixo de 2°C

3 de novembro de 2021

Onze países apresentaram metas climáticas revisadas logo antes da COP, com destaque para a NDC da Índia. Segundo o pessoal do Climate Resource, se todas as metas forem de fato cumpridas – em escala e prazo – há chance de, até 2100, a temperatura subir 1,9°C. É a primeira vez que se chega perto da meta de 2°C de Paris. No mês passado, o relatório síntese das NDCs produzido pela UNFCCC apontava que as NDCs existentes levariam a um aumento de 2,7°C.

Segundo os autores, agora se modelou com maior rigor os compromissos de longo prazo das mais de 70 NDCs, incluindo as de China e Índia. O trabalho da UNFCCC modelou os compromissos até 2030 e traçou um comportamento tendencial para as décadas seguintes.

Para a profecia se realizar, o diabo não está só nos detalhes: os países terão que cumprir as metas. O problema é que, em geral, governos têm mandatos mais curtos do que os compromissos que assumiram e basta lembrar que uma das primeiras medidas de Trump ao assumir foi pautar a retirada dos EUA do Acordo.

O Guardian e o Independent deram destaque, mas lembrando que ainda falta muito para que a temperatura não suba mais do que 1,5°C.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar