Biden critica ausência de líderes de Rússia e China na COP26

COP26 Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não escondeu seu incômodo com a ausência de outros líderes internacionais na abertura da COP26, em especial a do chinês Xi Jinping e do russo Vladimir Putin. “É um assunto gigantesco e eles viram as costas. Como podem fazer isso e alegarem ter algum manto de liderança?”, questionou Biden durante coletiva de imprensa em Glasgow.

Representantes da China e da Rússia contestaram a cobrança de Biden. O porta-voz do ministério do exterior chinês, Wang Wenbin, defendeu a política climática de Pequim e ressaltou medidas e avanços recentes do país em reflorestamento e energia renovável. Já o representante do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que as ações do governo russo contra a crise climática são “consistentes, ponderadas e sérias”. Peskov também demonstrou desconforto com o fato de Biden ter citado os incêndios florestais na Rússia como exemplo dos impactos da mudança do clima. “A tundra queima, mas não vamos esquecer também que as florestas estão queimando na Califórnia, na Turquia e em outras partes do mundo”.

Para Biden, a COP26 é uma oportunidade não apenas para mostrar a retomada da diplomacia climática pelos norte-americanos, mas também para conter eventuais pretensões de chineses e outros países para assumir o protagonismo das negociações. As cobranças de Biden e a resposta da China e da Rússia tiveram destaque na Bloomberg, no Estadão, na Folha e no Valor.

Em tempo: Para os participantes da COP, as negociações têm sido um problema até marginal; a grande dificuldade até agora tem sido chegar até o espaço da conferência. Na Folha, Ana Estela de Sousa Pinto descreveu o caos logístico dos primeiros dias da COP de Glasgow: filas intermináveis que perduram por horas na entrada, falta de acessibilidade para portadores de deficiência física, espaço reduzido para trabalho de jornalistas e outros profissionais, linhas de ônibus desativadas, entre outros pepinos. E a coisa pode piorar: com a greve dos trabalhadores de limpeza urbana e coleta de lixo, as ruas de Glasgow podem ser tomadas por ratazanas.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.