Os caminhos para o Brasil reduzir suas emissões de metano

COP26 acordo metano

Depois de muita pressão dos EUA e União Europeia, o Brasil aderiu ao acordo internacional para reduzir as emissões de metano em 30% até 2030. No Estadão, Priscila Mengue explorou os caminhos para que o país consiga fazer a sua parte. A chave, no caso do Brasil, está na pecuária, responsável por quase 72% das emissões desse gás de efeito estufa em todo o país em 2020, segundo o SEEG. Desse total, pelo menos 2/3 são decorrentes da fermentação entérica (mais conhecida como “arroto de boi”). Especialistas apontam que o aperfeiçoamento do manejo do gado já garantiria reduções expressivas nessas emissões.

“Se o boi tem uma pastagem e uma suplementação bem feitas, tem um ganho de peso mais rápido e não precisa ficar até quatro anos no pasto fermentando”, explicou Marina Piatto, do Imaflora. “É um conjunto de tecnologias simples, que dobram, às vezes triplicam, a eficiência produtiva e reduzem a emissão por quilo de carne”.

Nessa linha, o vice-presidente Hamilton Mourão comentou o acordo sobre metano assinado na COP e destacou a necessidade da pecuária brasileira se adequar ao novo cenário. Ao mesmo tempo, o general-vice tentou aliviar a pressão sobre a indústria brasileira de carne, ressaltando que as novas metas são para o final desta década. “Então temos um prazo para ir nos adaptando. E grande parte dos produtores já trabalha no sentido de fazer a coleta dos dejetos [do gado] e consequentemente depois a queima dos mesmos (sic) de forma que não contaminem a atmosfera”, disse Mourão. Folha e O Globo repercutiram essa fala.

Em tempo: No Valor, Daniela Chiaretti destacou uma declaração pública assinada por 18 grupos de investidores brasileiros na COP26, pedindo ação imediata do governo Bolsonaro contra a mudança do clima. Com a participação de Itaú Asset Management, SulAmérica Investimentos, JGP e Rio Bravo, entre outros investidores, o grupo administra cerca de R$ 870 bilhões em ativos. A declaração tem seis pontos que cobram apoio para políticas de transição e ressaltam a necessidade imediata de colaboração entre o poder público e a iniciativa privada para redução das emissões de gases de efeito estufa.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.