Entre o fogo e a água: o novo normal climático no oeste do Canadá

Canadá enchentes incêndios florestais

Poucos lugares experimentaram com tamanha força os extremos climáticos de 2021 como a província canadense da Colúmbia Britânica, no sudoeste do país. Em julho, a região foi afligida por incêndios florestais históricos e ondas de calor que mataram ao menos três pessoas e causaram prejuízo de centenas de milhões de dólares. Agora, o problema são as fortes chuvas e as enchentes que atingem a província desde a semana passada.

No fundo disso tudo, está a crise climática. Da mesma forma que a forte onda de calor que se estacionou sobre o oeste da América do Norte no último verão, desta vez as correntes de ar úmido sobre a região causaram a precipitação em apenas dois dias de um volume de chuva equivalente a um mês. A Reuters explicou o fenômeno.

O Guardian destacou o drama das pessoas. Muitos dos que fugiram do fogo em meados deste ano tiveram que deixar suas casas agora para escapar da água. “É de partir o coração”, disse Edward Staples, morador de Princeton, cidade que ficou isolada pelas inundações e deslizamentos de terra. “São pessoas reais que perderam tudo e levarão meses ou anos para colocar suas vidas em ordem”.

O NY Times também abordou o impacto das enchentes no oeste canadense, destacando os efeitos combinados dos incêndios do último verão com as chuvas torrenciais de afora. “A seca deixa a vegetação ressecada, o que pode alimentar e intensificar incêndios. O próprio fogo pode enfraquecer ou matar as plantas e tornar o solo menos permeável, o que significa que é mais provável que a chuva escorra do que penetre [no solo], causando inundações repentinas e deslizamentos de terra”, explicou.

 

ClimaInfo, 23 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.