O drama dos indígenas isolados Piripkura, ameaçados pelo avanço do desmatamento na Amazônia

Povo Indígena Isolado Piripkura

O avanço do desmatamento está expondo os Povos Indígenas isolados do Brasil a riscos cada vez maiores. Um dos casos mais dramáticos está na Terra Indígena Piripkura, no noroeste do Mato Grosso. As invasões cada vez mais frequentes a essa reserva estão colocando os últimos representantes dessa etnia sob ameaça de extermínio. A denúncia foi feita nesta 2ª feira (22/11) por meio de um dossiê apresentado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e de Recente Contato (OPI). O Instituto Socioambiental destacou os principais pontos da denúncia.

Há décadas, a TI Piripkura é alvo do lobby agropecuário e da exploração madeireira. No entanto, a “boiada” antiambiental do governo Bolsonaro tornou a situação ainda mais delicada. “Os dados apontam que há expectativa e especulação dos invasores sobre o retrocesso da regulamentação e proteção da TI Piripkura”, afirmou Antonio Oviedo, coordenador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA. “Com a negligência do Estado na fiscalização e na proteção desta TI, os invasores acreditam que todo este crime ambiental será premiado com a posse definitiva da terra”.

Imagens de satélite e aéreas mostram a expansão de fazendas agropecuárias e a reativação da atividade comercial madeireira dentro do território indígena. Até outubro passado, o sistema de monitoramento independente do ISA (SIRAD) registrou um desmatamento acumulado de 12,4 mil hectares em 2021.

O dossiê faz parte da campanha #IsoladosOuDizimados, que alerta para o risco que correm quatro Povos Indígenas isolados de quatro Terras Indígenas caso o governo federal não tome providências legais para a proteção destes territórios. O Fantástico repercutiu esses dados e mostrou imagens da destruição florestal na TI Piripkura.

 

ClimaInfo, 23 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.