Com negacionismo em baixa, extrema direita associa crise climática a outro “bicho-papão”: a imigração

negacionismo climático

As dificuldades da extrema direita em manter a lorota negacionista contra a crise climática está forçando a turma a recalibrar seu discurso. Ao invés de negar pura e simplesmente a existência das mudanças climáticas, políticos e personalidades da direita extremista estão incorporando a questão climática em outros debates caros ao grupo – em particular, à xenofobia e ao ódio contra imigrantes.

O argumento é simples, como é regra nesses ambientes extremistas: a crise climática, e o colapso ambiental em geral, é resultado da circulação desenfreada de imigrantes de países pobres nas economias desenvolvidas da Europa e da América do Norte. “No lugar da negação, temos uma tensão crescente de populismo ambiental que tenta juntar o alarme público sobre mudança do clima com desdém pelas elites dominantes, ansiando por um abraço mais tradicional da natureza e da família e apelos para banir os imigrantes para trás de fronteiras fortes”, escreveu Oliver Milman no Guardian.

Ao mesmo tempo, outros grupos extremistas que ainda insistem no negacionismo climático seguem um raciocínio mais pautado nas liberdades individuais para criticar o debate sobre clima. Para eles, o “povo” está sendo ludibriado por uma elite liberal mimada para abrir mão de seus direitos e de sua nacionalidade em favor de um projeto supostamente autoritário e globalista. A pandemia – e toda lorota anticiência promovida nos últimos dois anos – intensificou esta desconfiança, inclusive em grupos do extremo oposto do espectro ideológico, à esquerda.

Em tempo: Por falar em negacionismo, a BBC mostrou como a Wikipedia está sendo instrumentalizada para promover teorias da conspiração que contestam a existência e a gravidade da crise climática. Os principais alvos são páginas da enciclopédia virtual em outros idiomas, como russo e suaíli. Para os editores do Wikipedia, a questão é uma preocupação, mas a falta de recursos para monitorar essas páginas e a própria natureza colaborativa dessa plataforma dificultam o combate às fake news.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.