Excesso de calor por trás de 200 mil casos de doenças renais por ano

calor e crise renal

Quando faz calor, o organismo tenta manter sua temperatura interna constante expelindo suor que carrega o excesso de calor interno para fora. Com isso, ele se desidrata e, por isso, sobrecarrega os rins. Entre 2000 e 2015, 7,4% das internações por problemas renais – correspondendo a 200 mil internações – foram atribuídas ao aumento de temperatura.

Um estudo publicado na Lancet apresenta este resultado, fruto do cruzamento da temperatura com os casos de problemas renais no Brasil. Os dados do SUS utilizados cobrem o período de 2000 a 2015 em quase 2.000 cidades onde houve 2,7 milhões de internações por problemas renais.

Paulo Saldiva, médico da USP e um dos autores do trabalho, disse ao Ecoa/UOL que “o aquecimento global é agora. Nosso corpo já está respondendo a ele com doenças.”

E a meteorologista Micheline Coêlho, da USP, põe o dedo em outra ferida: “Novamente vemos que as pessoas mais pobres, do Norte e Nordeste, sofrerão mais. São os mais humildes e vulneráveis pagando o maior preço”.

A BBC também comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.