Montadoras insistem em adiar regras antipoluição mais rígidas para  a produção de veículos no Brasil

26 de novembro de 2021

A Europa adota, já há anos, um padrão para as emissões dos carros movidos a combustíveis fósseis que é duas gerações mais avançado que o aceito no mercado brasileiro. Também há anos o governo promete implantar um padrão para ficar “apenas” uma geração atrás do padrão europeu. Ou seja, nossos carros, caminhões e ônibus poderiam poluir menos do que hoje, mas continuariam a poluir mais do que os dos europeus.

Só que o setor automotivo sempre consegue adiar a implantação deste padrão intermediário. Isto era para acontecer no ano passado, mas a pandemia foi usada como desculpa. Era para acontecer este ano, e, segundo a BBC, a Renault foi a Brasília pedir para adiar outra vez, alegando que a pandemia derrubou as vendas e, portanto, sua capacidade de investimento. Os ministérios da economia e do meio ambiente foram questionados, mas não responderam ao jornalista.

Para aumentar ainda mais a distância da nossa indústria à dos países desenvolvidos, o Reino Unido acaba de aprovar uma lei dizendo que casas novas terão que vir equipadas com carregador veicular. Prédios novos também terão que instalar carregadores para atender os moradores. O reino proibiu a venda de carros novos a combustão a partir de 2030 e de híbridos a partir de 2035. Para isso funcionar, estimam ser necessários 145 mil pontos de recarga além dos 25 mil já existentes. A notícia saiu no UOL e no Inside EVs.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar