MPF cobra ação contra “Serra Pelada fluvial” no Madeira

garimpo ilegal rio Madeira

O Ministério Público Federal (MPF) pediu providências às autoridades federais e estaduais do Amazonas contra a ação ilegal de garimpeiros no rio Madeira. De acordo com imagens aéreas, estima-se que pelo menos 300 embarcações estejam operando próximas ao município de Autazes nos últimos dias, com dragas sugando seu leito em busca de ouro.

“Pelo porte da ‘invasão garimpeira’, a repressão eficiente da atividade exige, necessariamente, esforços coordenados de agências governamentais diversas, cada qual dentro de suas atribuições, com papel destacado para a atividade repressora e de policiamento ambiental dos órgãos integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) – o IBAMA, em nível federal, e o IPAAM em nível estadual”, afirmou o MPF-AM. CNN Brasil, Estadão, Folha e UOL repercutiram a cobrança.

Enquanto isso, o g1 fez um balanço do que se sabe até agora sobre a ação predatória no Madeira e mostrou vídeos gravados pelos próprios garimpeiros explicando como acontece a extração de ouro no rio. Há pelo menos 15 dias, eles se instalaram na região e formaram uma espécie de “Serra Pelada fluvial”, atraídos por um boato de que haveria ouro naquele trecho específico do rio. A dimensão da ação garimpeira impressiona, mas a presença desses atores na região não é nova. “É a 1ª vez que vemos nesse volume. Mas em um número menor de barcas, o garimpo na região é comum. É uma atividade conhecida na área, principalmente no rio Madeira”, explicou Pedro Walfir, do MapBiomas, ao Poder360.

O site Amazônia Real destacou o temor de ribeirinhos em Autazes com a presença maciça dos garimpeiros. “Os comunitários se sentem apreensivos até de denunciar porque têm medo, mas eles trouxeram essas denúncias porque estão preocupados com o impacto que vão sofrer”, afirmou Elaine Galvão, bióloga e secretária de meio ambiente do município. A estimativa é de que pelo menos 1,8 mil garimpeiros tenham se deslocado para a região nas últimas semanas, com a expectativa de que esse número aumente caso não haja uma resposta efetiva e rápida do poder público.

Na Repórter Brasil, em setembro último, Sam Cowie mostrou o que tem atraído a atenção dos garimpeiros e de outras pessoas para a região: a valorização do ouro no mercado internacional trouxe a perspectiva de ganhos substanciais de dinheiro, o que encoraja até mesmo aqueles que não atuam diretamente no garimpo a se mudar para o entorno e aproveitar o boom econômico para melhorar sua renda.

O problema é o impacto ambiental que o garimpo ilegal, feito em condições precárias, pode trazer ao Madeira. André Borges destacou no Estadão um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que calculou o tamanho do prejuízo socioambiental para o Brasil – uma bagatela de R$ 31,4 bilhões entre 2019 e 2020. Das 174 toneladas de ouro vendidas pelo país no mercado internacional nesse período, ao menos 49 saíram de áreas com irregularidades.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.