Os caminhos e os obstáculos para o financiamento verde no Brasil

29 de novembro de 2021

Durante a COP26, muitas foram as manifestações do setor financeiro dizendo compreender os riscos da mudança do clima e que o custo de fazer nada ou pouco é maior do que as consequências climáticas. Mas persiste a desconfiança de que há mais greenwashing do que comprometimento.

A Folha publicou uma matéria sobre quem enxerga mais verde nas relações públicas do que nas ações e, em outra matéria, fala que investidores preferem investir em resultados a curto prazo do que nos compromissos ESG (sigla em inglês de Ambiente, Social e Governança) expressos nos lançamentos de green bonds. A matéria cita a Vale, a Brasken e a Petrobras como exemplos que seguem atraindo investidores, apesar dos desastres recentes que provocaram.

Em relação à Petrobras, Fabio Alperowitch, da Fama Investimento, comenta o recente plano quinquenal, no qual a empresa diz ao mercado “algo como ‘eu sou como sou, vou continuar com combustíveis fósseis e não estou nem aí para essa agenda de mudanças climáticas’. Mesmo assim, o mercado não puniu a empresa, e continua não punindo”.

O papel do setor financeiro é o centro de uma terceira matéria de Thiago Bethônico, na Folha. Ele abre citando Carlos Leiria Pinto, do braço de desenvolvimento do Banco Mundial no Brasil, o IFC (International Finance Corporation). Ele entende que há uma falta de marco regulatório capaz de dar um sinal claro para onde o mercado deve se dirigir, e “se não houver, de fato, um marco regulatório, não vamos chegar lá. Mas só um marco regulatório não é suficiente”.

Em uma última matéria, Thiago fala que os estados “entram na onda ESG como incentivadores de negócios verdes”.

Se o Brasil não está surfando a onda green, o restante da América Latina também parece estar perdendo o barco. A Bloomberg conta que governos no mundo todo emitiram pouco menos de US$ 100 bilhões em green bonds este ano que devem aumentar na esteira da COP de Glasgow, enquanto que, por exemplo, o Banco Mundial lançou títulos  verdes de países latino-americanos que mal passam de US$ 100 milhões. O Valor reproduziu a matéria.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar