Garimpeiros prometem voltar ao rio Madeira depois de ação da PF

30 de novembro de 2021

A ação da Polícia Federal que desmobilizou a concentração de barcas de garimpeiros no rio Madeira, na altura do município de Autazes (AM), não deve encerrar a crise. Essa é a promessa dos garimpeiros expulsos, que se espalharam ao longo das margens do rio depois da chegada dos policiais, acompanhados da Marinha.

De acordo com O Globo, um pequeno grupo tentou reagir contra as forças de segurança, mas a maior parte fugiu antes mesmo da chegada da polícia para evitar prejuízos. “Eles [polícia] podem fazer isso, mas o garimpo não vai acabar. Tem muito ouro aqui”, disse um garimpeiro à reportagem.

Segundo a PF, a ação contra o garimpo no Madeira resultou na apreensão ou destruição de 131 balsas, pouco mais de ⅓ do número mínimo estimado de embarcações que se concentrou no rio nas últimas semanas. Três pessoas também foram presas. Não há informações sobre apreensão de ouro ou sobre o planejamento das forças de segurança para evitar o retorno dos garimpeiros ilegais à região. Deutsche Welle, Estadão, g1, Metrópoles e TV Globo repercutiram a operação anti garimpo no Madeira.

Parte dos garimpeiros expulsos pela PF foi reclamar com o prefeito de Humaitá (AM), Dedei Lobo, pedindo que o governo municipal interceda junto às autoridades estaduais e federais em defesa do grupo. O g1 informou que Lobo prometeu pagar aos que moram no município todo o material que foi queimado pela PF e pelo IBAMA no Madeira, além de oferecer ajuda financeira às famílias dos garimpeiros. Questionado pela reportagem, o prefeito voltou atrás sobre a possibilidade de pagar pelo maquinário destruído.

A destruição das balsas pelo governo federal vai contra o discurso histórico do presidente Jair Bolsonaro, defensor dos garimpeiros e crítico da prática de inutilização do maquinário pelos órgãos de fiscalização ambiental. No entanto, o parceiro de Bolsonaro no Palácio do Planalto, o general-vice Hamilton Mourão, ressaltou nesta 2ª feira (29/11) que a ação da PF foi justa. “Tinha de ter feito da maneira como foi. O que está ilegal tem de ter o equipamento apreendido e destruído”, defendeu. A Folha destacou a fala de Mourão.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar