Governo Bolsonaro distorce informações sobre desmatamento amazônico para defender políticas antiambientais

30 de novembro de 2021

Representantes de cinco ministérios se reuniram no final de agosto com o general-vice Hamilton Mourão no Conselho da Amazônia para “celebrar” a queda projetada no desmatamento, de acordo com Vinicius Sassine na Folha. O problema é que a comemoração foi cedo demais. O INPE confirmou que o desmatamento aumentou quase 22% no último ciclo anual, de agosto de 2020 a julho de 2021, superando a marca dos 13 mil km2 – o maior desmate em 15 anos.

No encontro mencionado acima, os membros do governo sustentaram que ações como a destinação de Terras Públicas a uso por posseiros, a formalização do garimpo em Comunidades Indígenas e a intervenção militar na Amazônia foram responsáveis pela “redução” no desmatamento nos últimos meses. Confrontados com a realidade, os representantes ministeriais não quiseram explicar o que estava errado em suas análises.

Por falar em desmatamento, a polêmica em torno da liberação tardia dos dados do PRODES segue quente. Uma consulta feita pelo portal ((o)) eco via Lei de Acesso à Informação mostrou que o ministério da ciência e tecnologia, sob o qual o INPE funciona, recebeu os dados sobre o aumento do desmatamento no dia 1º de novembro, mais de duas semanas antes de sua divulgação oficial, no último dia 18. O ministro Joaquim Leite, do meio ambiente, insiste em dizer que não sabia desses dados à época da Conferência do Clima de Glasgow (COP26). Já o ex-astronauta Marcos Pontes, responsável pelo MCTI, justificou o atraso por estar “de férias” nas primeiras semanas de novembro, o que teria travado a divulgação desses dados.

 

ClimaInfo, 30 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar