Estudo: dieta masculina rica em carne emite 40% mais carbono do que alimentação feminina

emissões das dietas 2

O famoso “PF Turbinado”, com tudo e mais um pouco, tem um peso climático digno de seu tamanho. Pelo menos, essa é a sugestão de um estudo recente publicado por pesquisadores britânicos da Universidade de Leeds. De acordo com a análise, a alimentação média dos homens, baseada principalmente em carne, é responsável por 40% mais emissões do que a das mulheres, que não ingerem tanta proteína animal.

O estudo avaliou as emissões produzidas na fabricação de mais de 3 mil alimentos individuais ingeridos por 212 adultos no Reino Unido. Além de descobrir que as emissões da dieta masculina são mais altas do que as da feminina, a análise também identificou que a alimentação vegetariana produz 59% menos emissões de carbono do que a carnívora.

Outra descoberta curiosa é o tamanho do consumo de itens “opcionais” do cardápio médio na pegada de carbono da dieta. Alimentos e bebidas como café, álcool, bolos e doces representaram ¼ de todas as emissões liberadas pela dieta das pessoas analisadas.

“Todos nós queremos fazer a nossa parte para ajudar a salvar o planeta”, afirmaram os cientistas, liderados pela autora principal do estudo, Holly Rippin. “Descobrir como modificar nossas dietas é uma maneira de fazer isso. Existem conceitos gerais, como reduzir o consumo de carne, especialmente carne vermelha, mas nosso trabalho também mostra que grandes ganhos podem ser obtidos com pequenas mudanças, como cortar doces ”.

Daily Mail e Guardian noticiaram as principais conclusões do estudo.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.