Estudo: dieta masculina rica em carne emite 40% mais carbono do que alimentação feminina

2 de dezembro de 2021

O famoso “PF Turbinado”, com tudo e mais um pouco, tem um peso climático digno de seu tamanho. Pelo menos, essa é a sugestão de um estudo recente publicado por pesquisadores britânicos da Universidade de Leeds. De acordo com a análise, a alimentação média dos homens, baseada principalmente em carne, é responsável por 40% mais emissões do que a das mulheres, que não ingerem tanta proteína animal.

O estudo avaliou as emissões produzidas na fabricação de mais de 3 mil alimentos individuais ingeridos por 212 adultos no Reino Unido. Além de descobrir que as emissões da dieta masculina são mais altas do que as da feminina, a análise também identificou que a alimentação vegetariana produz 59% menos emissões de carbono do que a carnívora.

Outra descoberta curiosa é o tamanho do consumo de itens “opcionais” do cardápio médio na pegada de carbono da dieta. Alimentos e bebidas como café, álcool, bolos e doces representaram ¼ de todas as emissões liberadas pela dieta das pessoas analisadas.

“Todos nós queremos fazer a nossa parte para ajudar a salvar o planeta”, afirmaram os cientistas, liderados pela autora principal do estudo, Holly Rippin. “Descobrir como modificar nossas dietas é uma maneira de fazer isso. Existem conceitos gerais, como reduzir o consumo de carne, especialmente carne vermelha, mas nosso trabalho também mostra que grandes ganhos podem ser obtidos com pequenas mudanças, como cortar doces ”.

Daily Mail e Guardian noticiaram as principais conclusões do estudo.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar