Relatório cobra “economia pós-plástico” nos EUA, maior responsável por resíduos que acabam no mar

economia pós-plástico

Um levantamento feito por cientistas do governo norte-americano mostrou a dimensão do impacto da geração de resíduos de plástico pela indústria dos EUA em todo o mundo. O país, maior produtor mundial de plástico, é também o maior responsável pela geração de resíduos que acabam poluindo os oceanos da Terra.

De acordo com a análise, os EUA produzem cerca de 42 milhões de toneladas métricas de plástico por ano, totalizando cerca de 130 kg de resíduos por pessoa. Esse total é maior do que a soma da geração de resíduos de todos os países da União Europeia.

Ao mesmo tempo em que a geração de resíduos plásticos aumentou, a capacidade de reciclagem deste material não cresceu na mesma proporção. O relatório indica que até 2,2 milhões de toneladas de plástico são descartados sem reaproveitamento, acabando em aterros sanitários, na natureza, nos rios e mares.

O documento destacou também as perspectivas sombrias para a poluição oceânica por plástico no futuro: no ritmo da geração de resíduos observado nas últimas décadas, podemos fechar os anos 2020 com um total de 53 milhões de toneladas anuais de plástico sendo despejados no mar, muito acima dos atuais 8,8 milhões anuais.

O relatório, fruto de um pedido do Congresso dos EUA às Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina do país, defende uma transformação profunda na produção e no uso do plástico para conter a poluição oceânica por esse material. Isto passa pela redução substancial da produção do material, especialmente a do plástico de uso único não-reutilizável ou reciclável, a promoção de materiais alternativos para substituir o plástico, e a definição de padrões e processos mais eficientes de coleta e captura desses resíduos.

O documento teve destaque nas Associated Press, Bloomberg e Guardian, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.