Too little, too late: ExxonMobil promete reduzir emissões em apenas 20% até 2030

2 de dezembro de 2021

Seria uma notícia excepcional anos atrás. A Exxon anunciou ontem que aumentou sua (falta de) ambição climática e reduzirá algo entre 20% a 30% a emissão associada a cada barril de petróleo até 2030. A meta anterior, uma redução entre 15% a 20%, era ainda mais frouxa. O Valor e o Financial Times lembram a crítica ao uso da intensidade de emissão no lugar das emissões totais. Como está, a Exxon pode continuar aumentando a produção e as emissões, piorando o aquecimento global. O plano da empresa prevê investimentos na produção de até US$ 25 bilhões por ano até 2027, dos quais 10% serão para reduzir a pegada de carbono da corporação. O Business Standard também comentou essa parte do investimento.

A Bloomberg diz que o compromisso não se compara ao de rivais como a Shell e a BP que prometeram atingir a neutralidade climática até 2050 e também destacou que essa meta da Exxon só inclui as emissões 100% próprias e não as de parcerias mundo afora. O plano da Exxon, segundo a Reuters, indica que as explorações prioritárias estão na Guiana, no Brasil e no shale nos EUA.

Em tempo: Ontem a OPEP anunciou que aumentará a produção por um tempo atendendo a pressões para segurar o preço do barril, segundo a Bloomberg. Outra matéria fala do risco da nova variante do vírus causar nova disrupção na economia com a consequente queda na demanda.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar