RPs e a campanha silenciosa das petroleiras contra a ação climática

6 de dezembro de 2021

Pesquisadores da Brown University (EUA) publicaram no final de novembro um estudo que destrinchou as conexões entre as empresas de relações públicas e a indústria fóssil, destacando como essa interação foi central para que o setor avançasse com discursos e narrativas negacionistas da crise climática nas últimas três décadas.

O estudo documentou como as agências de RP popularizaram termos como “pegada de carbono” e “carvão limpo” com o objetivo de enfatizar a “responsabilidade individual” das pessoas pela mudança do clima, desviando o debate e a reflexão do público de qualquer responsabilidade das empresas de combustíveis fósseis.

No caso da hoje onipresente “pegada de carbono”, os pesquisadores descobriram que a agência Ogilvy, em nome da BP, promoveu essa ideia na década de 1990, oferecendo inclusive dados para que as pessoas calculassem o quanto de carbono estavam emitindo enquanto comiam hambúrgueres, viajavam de avião ou consumiam energia elétrica em casa. Enquanto isso, a BP continuou produzindo petróleo e expandindo seus negócios fósseis.

“É um velho truque de RP para desviar a culpa: antes que petroleiras como BP e ExxonMobil adotassem esse enquadramento, as montadoras automobilísticas atribuíam os acidentes aos pedestres que passavam ‘na rua’, as empresas de tabaco criticavam as pessoas por ‘escolherem’ fumar seu produto viciante e as empresas de embalagem ridicularizavam as pessoas pelo lixo jogado no chão”, escreveu Kate Yoder no Grist. O Washington Post também repercutiu.

 

ClimaInfo, 7 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar