Patricia Espinosa: “Precisamos entender a frustração dos jovens com a crise climática”

9 de dezembro de 2021

O Washington Post conversou com a secretária-executiva da UNFCCC, Patricia Espinosa, sobre os resultados da Conferência do Clima de Glasgow (COP26) e as perspectivas para o futuro da luta contra a mudança do clima.

Um dos pontos principais da conversa foi a mobilização de grupos jovens durante o encontro e a frustração destes com o balanço final das negociações climáticas deste ano. “Precisamos entender a raiva e a frustração de tantos jovens em todo o mundo”, reconheceu Espinosa. “E eu acredito que uma de nossas principais tarefas agora é tentar dar a eles algumas ferramentas para que possam transformar essa raiva e frustração em soluções”.

Por outro lado, a chefe da UNFCCC também procurou defender o processo multilateral de negociação, alvo principal das críticas de jovens ao final da COP26: “Em muitos aspectos, o que ficou demonstrado é que não há outra forma de abordar as questões globais a não ser por meio do multilateralismo, que não há possibilidade de encontrar soluções para um desafio como a mudança climática se não trabalharmos todos juntos.”

Por falar em COP, os países africanos estão pressionando a União Africana para trazer mais peso político aos governos do continente durante as negociações climáticas do próximo ano, que acontecerão no resort egípcio de Sharm el-Sheikh. A principal preocupação é que as circunstâncias socioeconômicas da África estão sendo desconsideradas pelos países ricos em debates como o da descarbonização líquida até 2050 e o do abandono de combustíveis fósseis nas próximas décadas, o que coloca as nações africanas em uma posição desigual e prejudicada na transição verde global. O Climate Home abordou esse assunto.

Em tempo: Finalmente, o novo primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, tomou posse do comando do país nesta 4ª feira (8/12) com a promessa de promover uma verdadeira revolução política e econômica na questão climática. A nova coalizão governista, que inclui também o Partido Verde alemão, promete metas mais ambiciosas na eletrificação da frota automotiva do país e no fim do uso de carvão para geração de energia. No discurso, pelo menos, o tom é otimista: o site POLITICO destacou as propostas do novo ministro de clima e economia da Alemanha, Robert Habeck, que visam recriar o lendário Wirtschaftswunder, o “milagre econômico” alemão dos anos 1960 e 1970, agora com tons verdes.

Mas será que tudo isso é viável? Na Reuters, Vera Eckert faz um panorama dos desafios que o novo governo enfrentará para tirar esses objetivos climáticos do papel. Em suma, não são poucos.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar