Florestas naturais podem se regenerar mais rapidamente do que o esperado

Florestas Naturais

Florestas secundárias são tidas como mais pobres do que as originais que foram desmatadas. No entanto, um trabalho que acaba de sair na Science sugere que há diferenças importantes entre os vários componentes da floresta. Por exemplo, o solo se recupera em menos de 10 anos, enquanto a biodiversidade toma mais de 100 anos. Para isto, basicamente basta parar de desmatar e de exercer atividades agrícolas sobre a área.

A pesquisa estudou 77 áreas nas florestas tropicais da América do Sul e da África ocidental, onde havia uma agricultura de baixa ou média intensidade e um solo não muito degradado. Algumas áreas haviam sido desmatadas há 20 anos e outras há mais de 100 anos. Isso permitiu aos pesquisadores mapearem as diferenças ao longo do tempo.

Vinte anos depois de cessarem as atividades agrícolas, as florestas secundárias detinham quase 80% dos atributos de florestas originais próximas. Isso é uma recuperação bem mais rápida do que se supunha. Um bom sinal para o clima e, mais ainda, para a biodiversidade do planeta. Vale ver a matéria da Folha, do Washington Post e o comentário na New Scientist.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.