Bancos se juntam para avaliar riscos climáticos

bancos riscos climáticos

A mudança climática já vem afetando as economias de países e corporações e, por tabela, o mundo financeiro. Um grupo de 17 grandes bancos se juntou à uma consultoria de risco para definir padrões para medir e gerenciar o conjunto de riscos climáticos. O pontapé inicial foi dado em 2015, com o estabelecimento de uma força tarefa do mundo das finanças e investimentos, para desenvolver um padrão para reportar riscos climáticos, a TFCD.

Agora, o Bank of America (BofA), o Wells Fargo e o Royal Bank of Canada se juntaram a outros grandes bancos para estender este padrão, ampliando o leque de riscos e definindo métodos para gerenciá-los.

Nancy Foster, da consultoria, entende que os bancos podem compartilhar critérios de avaliação de seus ativos, mas também informações sobre a performance climática da sua carteira. A notícia é do Valor.

Com um discurso um tanto mais enfático, o Banco da Inglaterra recomendou aos bancos que operam no país que sejam mais climaticamente ambiciosos, prestando especial atenção à incorporação dos riscos em suas estratégias de negócios. Segundo a Reuters, a recomendação veio junto com uma ameaça de intervenção por reguladores, caso falhem com suas obrigações.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.