Parlamentares querem abrir comissão especial para analisar impacto das chuvas extremas sobre Bahia e Minas Gerais

chuvas Bahia MG

Enquanto Bolsonaro dá entrevistas atacando as vacinas e a ANVISA, o Congresso cogita interromper seu recesso para instalar um colegiado temporário para tratar dos estragos causados pelas chuvas em todo o Brasil.

A sugestão de convocar uma Comissão Representativa do Congresso foi protocolada nesta segunda (10/1) pelos deputados Elias Vaz (PSB-GO) e Camilo Capiberibe (PSB-AP), os quais foram entrevistados pelo Valor. O Estadão ouviu outro requerente, o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), para quem a comissão poderá organizar as demandas dos prefeitos das cidades atingidas, além de iniciar a construção de um projeto sobre a criação do fundo permanente para situações de calamidade.

Mas enquanto o presidente se omite e o Congresso estuda se coloca ou não o pé na canoa, a tragédia segue seu curso. A Folha informa que a atual estação chuvosa em Minas Gerais, que está longe do fim, já suplantou o total de mortes do último período de chuvas, entre o final de 2020 e o começo de 2021. Mais cinco óbitos foram confirmados nesta quarta (12/1) em Minas Gerais, elevando para 24 o número total até o momento. Detalhe: 18 destes ocorreram nestes primeiros 12 dias de 2022 e não incluem as vítimas fatais do acidente em Capitólio.

Segundo o Valor, o número de municípios que decretaram situação de emergência em Minas Gerais passou de 145 para 341 em 24 horas. Até ontem, o total de desalojados era de 24.610 pessoas, sendo que 10.854 ficaram nessa situação nas últimas 24 horas. A situação das estradas mineiras é igualmente trágica: 139 pontos de interdição em rodovias estaduais e federais, de acordo com O Globo.

A tragédia mineira já chegou ao noticiário em inglês da BBC, da Bloomberg e da Reuters, nesta última, com um zoom sobre o rompimento do dique da francesa Vallourec.

As perspectivas não são animadoras: segundo O Globo, a Defesa Civil de Minas alertou na manhã de ontem para chuvas intensas no oeste e sul do estado nas 24 horas seguintes. O UOL, por sua vez, informou previsão de chuva para a maior parte da região Centro-Oeste, que pode alcançar 200 mm em áreas pontuais no nordeste de Mato Grosso e oeste de Goiás. A matéria inclui inúmeras imagens compartilhadas em redes sociais mostrando a dimensão do estrago em Goiás, onde até ontem eram 15 municípios em situação de emergência. A Band também divulgou imagens das enchentes em Goiás.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.