Parlamentares querem abrir comissão especial para analisar impacto das chuvas extremas sobre Bahia e Minas Gerais

13 de janeiro de 2022

Enquanto Bolsonaro dá entrevistas atacando as vacinas e a ANVISA, o Congresso cogita interromper seu recesso para instalar um colegiado temporário para tratar dos estragos causados pelas chuvas em todo o Brasil.

A sugestão de convocar uma Comissão Representativa do Congresso foi protocolada nesta segunda (10/1) pelos deputados Elias Vaz (PSB-GO) e Camilo Capiberibe (PSB-AP), os quais foram entrevistados pelo Valor. O Estadão ouviu outro requerente, o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), para quem a comissão poderá organizar as demandas dos prefeitos das cidades atingidas, além de iniciar a construção de um projeto sobre a criação do fundo permanente para situações de calamidade.

Mas enquanto o presidente se omite e o Congresso estuda se coloca ou não o pé na canoa, a tragédia segue seu curso. A Folha informa que a atual estação chuvosa em Minas Gerais, que está longe do fim, já suplantou o total de mortes do último período de chuvas, entre o final de 2020 e o começo de 2021. Mais cinco óbitos foram confirmados nesta quarta (12/1) em Minas Gerais, elevando para 24 o número total até o momento. Detalhe: 18 destes ocorreram nestes primeiros 12 dias de 2022 e não incluem as vítimas fatais do acidente em Capitólio.

Segundo o Valor, o número de municípios que decretaram situação de emergência em Minas Gerais passou de 145 para 341 em 24 horas. Até ontem, o total de desalojados era de 24.610 pessoas, sendo que 10.854 ficaram nessa situação nas últimas 24 horas. A situação das estradas mineiras é igualmente trágica: 139 pontos de interdição em rodovias estaduais e federais, de acordo com O Globo.

A tragédia mineira já chegou ao noticiário em inglês da BBC, da Bloomberg e da Reuters, nesta última, com um zoom sobre o rompimento do dique da francesa Vallourec.

As perspectivas não são animadoras: segundo O Globo, a Defesa Civil de Minas alertou na manhã de ontem para chuvas intensas no oeste e sul do estado nas 24 horas seguintes. O UOL, por sua vez, informou previsão de chuva para a maior parte da região Centro-Oeste, que pode alcançar 200 mm em áreas pontuais no nordeste de Mato Grosso e oeste de Goiás. A matéria inclui inúmeras imagens compartilhadas em redes sociais mostrando a dimensão do estrago em Goiás, onde até ontem eram 15 municípios em situação de emergência. A Band também divulgou imagens das enchentes em Goiás.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar