RS registra alta recorde de temperatura em meio a onda de calor

onda de calor rio grande do sul

A onda de calor extremo que atinge o centro da América do Sul afetando os argentinos e uruguaios desde sexta (7/1), com direito a blecaute de energia em Buenos Aires e incêndios em vários pontos, chegou com tudo no Rio Grande do Sul, esquentando a água do chimarrão e provocando transtornos para os gaúchos.

A onda de calor se associa a uma estiagem pela qual o estado vem passando, o que reduz a umidade do solo e prejudica as plantações. Segundo o Estadão, os prejuízos para o agronegócio com a seca e a onda de calor no Sul e no Centro-Oeste já chegam a R$ 45 bilhões.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura atingiu, na quarta (12/1), 41,5°C em Quaraí, e 41,1°C em Uruguaiana, três graus acima do dia anterior. Esta foi a temperatura mais alta já registrada em Uruguaiana nos últimos 62 anos, como destacou o g1. As duas cidades fazem divisa com o Uruguai, pelo oeste gaúcho.

Segundo a previsão do Climatempo, os termômetros subirão ainda mais, superando os 40°C em várias partes do estado até sábado (15/1).

De acordo com o Metsul, a onda de calor entrou ontem na sua fase mais extrema. A temperatura, que chegou a 45,0°C em Rivadavia, na Argentina, sendo considerada a mais alta até o momento, poderá ser superada. Na Argentina e no Uruguai, o pior está sendo aguardado para hoje, quando novos recordes de temperatura devem ser atingidos.

Para piorar a situação dos hermanos, a cidade de Santa Isabel, em La Pampa, na Argentina, está sendo invadida por milhares de besouros da espécie Diloboderus abderus. A invasão coincidiu com a onda de calor, e está danificando inclusive prédios da cidade, como registrou o UOL.

No Brasil, a onda de calor avança para os estados de Santa Catarina e Paraná hoje. Mas, apesar do avanço da onda de calor, a serra catarinense registrou geada na madrugada desta quinta (13/1), com termômetros marcando 1,8°C, como destacou o g1. De acordo com meteorologistas, o evento antecede a chegada do calor e se deve à secura do ar. No Rio Grande do Sul, a situação só será amenizada com a chegada de uma frente fria prevista para o final de semana.

Em tempo: A Austrália também está sofrendo com uma onda de calor extremo e igualou, nesta última quinta, a sua maior temperatura histórica, de 50,7°C. O registro foi feito pelo aeroporto de Onslow, na Austrália Ocidental. A outra ocasião onde a mesma temperatura foi registrada ocorreu em 2 janeiro de 1960, no deserto de Outback, na Austrália Meridional. A onda de calor extremo na Austrália foi reportada por Metsul, Guardian e BBC Weather.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.