Governo cria Conta de Escassez Hídrica para o setor elétrico

17 de janeiro de 2022
conta escassez hídrica

Bolsonaro baixou decreto criando a Conta Escassez Hídrica para gerir os recursos da parte elétrica da crise hídrica. Como se vinha falando desde o ano passado, a bandeira especial não cobre os custos do acionamento de todas as térmicas, o que gera um buraco de R$ 5 bilhões. Daí que aumentos expressivos nas tarifas eram esperados para este ano. Para evitar o impacto em um ano de eleição, o governo abre, segundo a Folha, a possibilidade de mais uma rodada de empréstimos coordenada pelo BNDES. Se der certo, a conta continuará a ser paga pelos consumidores, mas no próximo governo.

A Agência Brasil informou que uma Medida Provisória editada em dezembro manteve os encargos da conta, mesmo para quem pode e pensou se refugiar no mercado livre.

Apesar da palavra “hídrica” no nome de contas e encargos, o governo só olha para a geração elétrica e não para a grave falta d’água que atinge regiões inteiras do país.

A atual crise é mais um ponto fora da curva do registro da seca – a pior nos últimos 91 anos – que está finalmente forçando o setor elétrico a confiar um pouco menos na hidrologia histórica e a incorporar os impactos da mudança do clima no seu planejamento e na sua operação. Gabriela Ruddy, no Valor, falou com gente da EPE e do ONS sobre as mudanças em curso.

Em tempo: A alta no preço mundial dos óleos de soja e palma está obrigando governos a reduzir a mistura de biodiesel. Segundo o Valor, a Indonésia reduziu a mistura de 40% para 30%; a Tailândia, de 20% para 10%; a Argentina, de 10% para 5%. Aqui, o teor de biodiesel deveria ser 14%, mas permanece nos 10% do começo da pandemia. Os produtores e analistas criticaram o governo por mudar a regra do jogo no meio da partida, criando insegurança para os negócios. Outra matéria do Valor fala de uma ação impetrada na Justiça para obrigar o governo a aumentar a mistura. Interessante notar que parte do setor privado nacional prefere mercados cativos garantidos pelo Estado a precificar e enfrentar os riscos como na maioria dos mercados capitalistas.

 

ClimaInfo, 17 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaIn

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar