Imazon: desmatamento amazônico em 2021 foi o pior em uma década

18 de janeiro de 2022
desmatamento amazônico

Enquanto Joaquim Leite delira sobre os feitos do atual governo e se esquiva de sua responsabilidade sobre a Amazônia, a floresta sofre o pior desmatamento da última década. O dado é do sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a região por meio de imagens de satélites.

O consolidado de janeiro a dezembro do ano passado equivale à metade do estado do Sergipe: 10.362 km² de mata nativa devastados. A notícia saiu em Um Só Planeta, Jornal Hoje, Conexão Planeta e na coluna da Míriam Leitão n’O Globo, entre outros. No site do Imazon há mais detalhes.

As consequências deste desmatamento desenfreado já podem ser sentidas. Na Folha, Fabiano Maisonnave conta como a floresta da Reserva Extrativista Rio-Branco-Jauaperi, na divisa entre Roraima e Amazonas, pode virar savana. Ela vem sofrendo incêndios e enchentes de proporções inéditas, que podem ser atribuídas à crise climática (além da – infelizmente – tradicional negligência dos órgãos ambientais federais). Vale a pena ler a reportagem.

Entre os principais alvos de grilagem, queimadas e construção de estradas estão os lençóis freáticos rasos da Amazônia. Embora respondam por 50% do bioma, eles ainda são pouco estudados pela ciência e – pior – pouco protegidos por políticas públicas. As consequências de sua destruição passam a ser melhor entendidas com o artigo publicado ontem (17/1) pela revista New Phytologist e que contou com a participação de duas pesquisadoras da região. O Amazônia Real traz mais detalhes e entrevistas com as autoras.

Em tempo: Como se não bastasse o retrocesso ambiental promovido pelo governo federal, os governos estaduais da Amazônia resolveram contribuir: reportagem d’O Globo mostra como o apoio a garimpeiros pipoca pelos gabinetes governamentais e pelas Assembleias Legislativas – em alguns casos, materializando-se em projetos de lei.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar