Clima extremo: Argentina e Uruguai sofrem com forte calor e chuvas intensas

19 de janeiro de 2022
Argentina onda de calor

Uma inundação sem precedentes em Montevidéo na segunda (17) encerrou os efeitos de um domo de calor que se posicionou sobre o Uruguai, a Argentina, o Paraguai e o sul do Brasil nos últimos dias. Segundo o Instituto Uruguaio de Meteorologia, a capital do país recebeu 170 mm de chuvas em aproximadamente duas horas – este volume é o esperado para todo o mês de janeiro na região. O El País traz imagens da destruição, e O Globo destaca os impactos para a produção de alimentos – mais de 400 mil galinhas morreram de calor no Uruguai em três dias. Na Argentina, a seca extrema tem causado incêndios nas regiões mais ao sul e quebras de safra nas zonas produtoras, o que pode custar até 1% do PIB argentino em valores atuais – ou US $ 2,9 bi. A infraestrutura elétrica do país não suportou as temperaturas acima de 40 graus, deixando ao menos 700 mil usuários sem luz no momento de auge dos blecautes, relata o Clarín.

Já o ABC Color alerta que o déficit de chuvas no Paraguai deve seguir até março, e novos recordes de temperaturas altas ainda são esperados para várias regiões do país nesta semana. Prejuízos também no Brasil: 1,5 mil famílias de Guaíba (RS) foram afetadas pelos temporais de segunda-feira, informa o g1; e Santa Catarina estava sob risco de registrar temperaturas acima de 40 graus nesta terça (18). Para entender as relações entre chuvas e secas extremas, ondas de calor e mudanças no clima, vale a pena ouvir o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden, entrevistado no podcast Ao Ponto do’ Globo. “É importante dizer que a Amazônia emite umidade constante que equivale a uma chuva de 4 a 5 mm todo dia; isso dá mais de 100 mm por mês. (…) obviamente, se modificarmos a vegetação e o solo, estamos modificando esta fonte de umidade”, alerta Seluchi. MetSul, Climatempo, CNN Brasil, Veja e Folha deram ampla cobertura a esses eventos extremos.

 

ClimaInfo, 19 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar