Impacto da crise climática nos estoques de peixe pode resultar em disputas internacionais

crise climática peixes

A crise climática afeta o movimento de quase metade dos estoques de peixe que cruzam as fronteiras internacionais porque está forçando as espécies marinhas a mudar seu habitat habitual, movendo-se em direção aos polos ou a águas mais profundas à medida que o ambiente muda.

A causa é o aumento da temperatura do mar e a redução dos níveis de oxigênio. Segundo pesquisadores ouvidos pela Independent, isso poderá desencadear conflitos internacionais, pela tensão sobre quem poderá reivindicar a propriedade dos cardumes.

Países tropicais, como os do Caribe e do sul da Ásia, serão atingidos primeiro por mudanças no movimento das populações de pesca compartilhadas entre as nações à medida que a temperatura do mar aumentar, embora os países do norte também sejam afetados.

De acordo com o estudo publicado na revista Global Change Biology, até o final do século, 45% dessas populações terão mudado significativamente de seus habitats históricos e rotas de migração.

Em tempo: O Carbon Brief compilou sua lista anual dos 25 artigos relacionados às mudanças climáticas mais comentados publicados no ano anterior. A lista deste ano inclui pesquisas sobre oceanos “barulhentos”, extremos climáticos recordes e a “negação climática” das principais companhias petrolíferas.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.