Crise climática é ameaça à sobrevivência humana

crise climática humanidade

Segundo o Boletim dos Cientistas Atômicos o relógio do fim do mundo está marcando 100 segundos para a meia-noite – o final dos tempos para a raça humana. “O momento atual é tão perigoso quanto insustentável, e a hora de agir é agora”.

Segundo os cientistas, houve um momento de alívio em 2021 com os EUA voltando ao Acordo de Paris, retomando conversações com Putin e Xi Jinping e, acima de tudo, colocando a ciência na base das decisões.

Mas a foto neste momento é mais sombria: há uma distância imensa entre os compromissos climáticos para a metade do século e o que países e corporações estão fazendo no curto prazo. Neste meio tempo, os eventos extremos acumulam vidas e bilhões de dólares perdidos. A tensão com a Rússia voltou à primeira página e as relações EUA e China seguem longe de serem “pacíficas”. Os países desenvolvidos estão mais vacinados contra a COVID-19, mas o resto do mundo ficou bem para trás na corrida pela imunização. Assim, decidiram que o ponteiro do relógio não mexeu e segue indicando uma humanidade muito perto de um ponto sem volta.

O Boletim é atômico porque foi criado na Guerra Fria, quando o estoque de armas nucleares dos EUA e do bloco soviético podia destruir milhares de vezes a vida sobre a Terra. A cada nova leva de foguetes balísticos intercontinentais, a cada negociação frustrada e a cada nova arma, o ponteiro do relógio se aproximava da meia-noite.

A notícia foi destaque nos Independent, NatGeo, CNN e na France 24.

 

ClimaInfo, 21 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo