Bananeira-da-Abissínia é nutritiva e resiliente à mudança climática

Bananeira da Abissínia

A Ensete (Bananeira-da-Abissínia) é resistente à seca, tolerante a doenças e facilmente armazenável, porque cresce o ano todo. A planta, conhecida como “árvore contra a fome”, pode ser um alimento importante em tempos de crise climática.

De tempos em tempos, a Ensete volta à mídia. Desta vez, por conta de um artigo publicado na Environmental Research Letters com os resultados de uma modelagem de sua expansão para o Sul e o Leste da África.

Os pesquisadores estimam que ela poderia se expandir para mais de 20% da área da região estudada e servir de base alimentar para até 100 milhões de pessoas. Hoje, seu cultivo se dá apenas no Sudoeste da Etiópia, onde faz parte da base alimentar de 20 milhões de pessoas.

Uma matéria no Independent informa que a mudança climática reduzirá a produção de grãos fundamentais como trigo e milho. Por ser mais resiliente, a Ensete pode ajudar muito a mitigar a insegurança alimentar decorrente da crise climática. A BBC acrescenta que a planta em si, não é comestível, mas seus caules e raízes ricas em amidos, podem ser fermentados e utilizados para fazer pão e mingau.

Giselle Paulino e Haroldo Castro escreveram uma matéria na Época, em 2016, sobre a Bananeira-da-Abissínia, contando um pouco da história e falando dos outros usos da planta na Etiópia.

Há também um artigo do centro botânico inglês de Kew com mais informações sobre a planta e seus usos.

 

ClimaInfo, 24 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.