2022 pode ter a 7ª temporada seguida de furacões acima da média no Atlântico

temporada de furacões 2022
REUTERS/Oscar Martinez

Faltam apenas dois meses para o começo oficial da temporada de furacões e tempestades tropicais no Atlântico, mas informações preliminares apontam para uma alta probabilidade de que ela repita o que aconteceu nos últimos seis anos, com um total de eventos acima da média histórica. De acordo com a empresa Accuweather, a expectativa é de que se registre a formação de 16 a 20 tempestades tropicais neste ano, sendo seis a oito furacões com ventos a partir de 119 km/h – e, desses, três a cinco furacões de grande porte, com ventos sustentados de pelo menos 178 km/h.

Nos últimos dois anos, o total de tempestades tropicais e furacões ficou acima de 20, um número superior à média de 14 eventos do tipo por ano registrados nos últimos 30 anos. De acordo com os meteorologistas da Accuweather, a persistência do La Niña é um dos principais fatores por trás da temporada de furacões intensa que se prenuncia.

“Quando o La Niña está presente, como foi o caso nos últimos dois anos, a quantidade de cisalhamento vertical do vento na atmosfera pode ser limitada, pois os ventos do oeste normalmente ficam mais ao norte e longe do Atlântico tropical”, explicou Dan Kottlowski, meteorologista responsável pela equipe da Accuweather. “Com menos cisalhamento do vento na atmosfera, haverá um obstáculo a menos para a formação de tempestades tropicais”. Segundo Kottlowski, se o La Niña persistir por mais tempo ao longo de 2022, é muito provável que o total de tempestades volte a superar a marca de 20 neste ano.

Bloomberg e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 7 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.