Garimpo é culpado da água turva em Alter do Chão, constata o MapBiomas

25 de janeiro de 2022
Alter do chão

A prova de que o garimpo é responsável pelas águas turvas de Alter do Chão veio do espaço. Imagens de satélite de alta resolução foram analisadas pelo MapBiomas e a conclusão é que a explosão do garimpo no médio curso do rio paraense é muito provavelmente a causa da mudança da cor.

A nota técnica que o MapBiomas publicou ontem (24/1) também explica que, embora a cheia anual do rio Amazonas também contribua com a mudança de cor do Tapajós, uma vez que suas águas são ricas em sedimentos e naturalmente barrentas, elas não seriam suficientes para explicar as alterações vistas em Alter do Chão.

A equipe do MapBiomas destaca ainda que já dava para ver pelas imagens de satélite que a pluma de lama tomava o Tapajós em julho, mês da seca, quando não há influência do rio Amazonas.

A análise do MapBiomas foi repercutida por O Globo, (o)Eco, g1, Conexão Planeta, O Liberal e Pará Terra Boa.

Em tempo: A chapa esquentou para a ADM e a Bunge, duas das maiores traders de commodities agrícolas do mundo, e as maiores responsáveis pela movimentação da soja brasileira pelos mercados internacionais. O gestor de ativos norueguês Storebrands, que gere US$ 120 bilhões em ativos, criticou a lerdeza das duas em eliminar o risco de desmatamento de suas cadeias de suprimentos e as colocou em sua “lista de observação” – também conhecida como antessala do desinvestimento. O Financial Times traz os detalhes.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar