Estudo identifica nível recorde de contaminação por mercúrio na Amazônia peruana

mercúrio Amazônia Peruana

Um trecho da Amazônia peruana tornou-se o lugar que apresenta os níveis mais altos de poluição atmosférica por mercúrio, segundo o  artigo científico publicado na revista Nature Communications. Matéria da Galileu ressalta que aquela poluição é gerada pela mineração ilegal de ouro e informa que a quantidade de mercúrio superou regiões industriais ao redor do mundo.

O The New York Times informa que o mercúrio também é liberado no ar pela queima do carvão. O mercúrio é uma neurotoxina perigosa para humanos e animais. Nos ecossistemas aquáticos, pode se converter perigosamente em metilmercúrio. À medida que os peixes grandes comem os menores, o mercúrio vai se acumulando na cadeia alimentar. Nós humanos acabando por comer destes peixes contaminados com mercúrio e, por isso, médicos não aconselham mulheres grávidas a comerem peixes de grande porte.

Em tempo: Projeto de lei tramitando no Mato Grosso autoriza mineração em áreas de Reserva Legal do estado. O g1 informa que o Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Observatório Socioambiental de Mato Grosso protocolaram, no dia 28 de janeiro, na Casa Civil, uma representação ao governador Mauro Mendes (DEM) pedindo o veto integral ao projeto. No Pará, na região do Tucuruí, o TRF anula mineração em Terra Indígena, avisa o Valor.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.