Los Angeles corre para se adaptar a um clima cada vez mais seco

Los Angeles clima seco

Uma cidade que cresceu desordenadamente, sempre buscando água em algum lugar cada vez mais longe. A história de Los Angeles, semelhante a de muitas megacidades dos países em desenvolvimento, chega a um momento crucial. Se o otimismo do prefeito Eric Garcetti estiver ajustado, a cidade pode se tornar o centro de uma experiência inédita de mitigação e resiliência frente à escassez hídrica urbana. “Tenho uma estranha confiança de que vamos ter muita água”, disse o mandatário à Bloomberg.

Seu plano é investir pesadamente em plantas de tratamento, fazendo com que a taxa de reciclagem de água passe de 2% para 35%. Para isto, o maior reservatório subterrâneo do mundo para tratamento de efluentes está em construção na cidade. “Vai sair caro, mas vai parecer uma barganha em comparação com estar sem água”, afirmou Felicia Marcus, ex-chefe dos serviços de água do município e pesquisadora da Universidade de Stanford.

Muitos ainda estão pessimistas frente aos investimentos prometidos, como o pesquisador Peter Gleick, quem lembra que após uma das piores secas da história em 2021, os habitantes de Los Angeles aumentaram seu consumo de água.

Em tempo: O contexto global não é mais animador. A Jordânia anunciou planos para importar água de Israel, reporta a Bloomberg, enquanto na Costa do Marfim o agravamento das estiagens deve impactar as safras de cacau, relata a Reuters. Até as Olimpíadas de Inverno sofrem o impacto de um clima mais seco na China, que realizará a primeira edição dos jogos com neve 100% artificial –  a AP descreve os riscos para os atletas.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.