Ciclone-bomba causa nevasca histórica no nordeste dos EUA

1 de fevereiro de 2022
ciclone-bomba EUA

Um ciclone-bomba acompanhado de nevascas atingiu a região nordeste dos Estados Unidos no sábado (29/1). Com ventos de 120 km/h e temperaturas negativas de -17 graus Celsius, a tempestade de inverno provocou quedas de energia, deixando milhares de pessoas sem aquecimento, além do cancelamento de mais de cinco mil voos, segundo o UOL. A nevasca e as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias. O frio é tanto que chega até a Flórida, como aponta o MetSul. Cinco estados, incluindo Nova Iorque,  declararam emergência, de acordo com a BBC. Em Massachusetts, a neve acumulada chegou a 75 centímetros de altura. A Scientific American explica aqui o que é e como se forma um ciclone-bomba. O evento extremo foi notícia também no blog Yale Climate Connections e nos principais veículos de imprensa internacionais, como CNN, NPR, New York Times e Reuters.

Em tempo: Fortes temporais também atingiram o norte da Europa neste final de semana. Na Holanda, três helicópteros foram usados para resgatar 18 tripulantes de um navio cargueiro que ficou à deriva após colidir com outra embarcação em um parque de turbinas eólicas, na costa do Mar do Norte, durante a passagem da tempestade Corrie.

No final de semana, a tempestade Malik, que atingiu a região, matou pelo menos quatro pessoas, destruiu casas, provocou inundações e deixou milhares de residências sem eletricidade, de acordo com a Associated Press. Segundo a Reuters, os serviços de trens foram suspensos quando uma tempestade atingiu a costa norte da Alemanha. O rio Elba subiu 5,2 metros acima dos níveis normais, inundando o famoso mercado de peixe de Hamburgo.

No continente africano, os estragos da tempestade tropical Ana ainda estão sendo contabilizados, segundo a BBC. A tempestade atingiu fortemente Malawi, Madagascar e Moçambique, deixando dezenas de mortos, milhares de desabrigados e enormes prejuízos. Reuters, BBC e Washington Post trazem mais detalhes.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar