Ciclone-bomba causa nevasca histórica no nordeste dos EUA

ciclone-bomba EUA

Um ciclone-bomba acompanhado de nevascas atingiu a região nordeste dos Estados Unidos no sábado (29/1). Com ventos de 120 km/h e temperaturas negativas de -17 graus Celsius, a tempestade de inverno provocou quedas de energia, deixando milhares de pessoas sem aquecimento, além do cancelamento de mais de cinco mil voos, segundo o UOL. A nevasca e as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias. O frio é tanto que chega até a Flórida, como aponta o MetSul. Cinco estados, incluindo Nova Iorque,  declararam emergência, de acordo com a BBC. Em Massachusetts, a neve acumulada chegou a 75 centímetros de altura. A Scientific American explica aqui o que é e como se forma um ciclone-bomba. O evento extremo foi notícia também no blog Yale Climate Connections e nos principais veículos de imprensa internacionais, como CNN, NPR, New York Times e Reuters.

Em tempo: Fortes temporais também atingiram o norte da Europa neste final de semana. Na Holanda, três helicópteros foram usados para resgatar 18 tripulantes de um navio cargueiro que ficou à deriva após colidir com outra embarcação em um parque de turbinas eólicas, na costa do Mar do Norte, durante a passagem da tempestade Corrie.

No final de semana, a tempestade Malik, que atingiu a região, matou pelo menos quatro pessoas, destruiu casas, provocou inundações e deixou milhares de residências sem eletricidade, de acordo com a Associated Press. Segundo a Reuters, os serviços de trens foram suspensos quando uma tempestade atingiu a costa norte da Alemanha. O rio Elba subiu 5,2 metros acima dos níveis normais, inundando o famoso mercado de peixe de Hamburgo.

No continente africano, os estragos da tempestade tropical Ana ainda estão sendo contabilizados, segundo a BBC. A tempestade atingiu fortemente Malawi, Madagascar e Moçambique, deixando dezenas de mortos, milhares de desabrigados e enormes prejuízos. Reuters, BBC e Washington Post trazem mais detalhes.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.