Eventos extremos intensificaram quedas de energia em 2021

eventos extremos queda energia

Novos desafios – especialmente eventos climáticos extremos – estão aumentando o risco de apagões em todo o mundo, afirma um novo relatório divulgado ontem. Segundo análise da consultoria IHS Markit, 350 milhões de pessoas foram afetadas por cortes de energia em todo o mundo em 2021, com mais setores expostos agora.

O documento mostra que as interrupções foram observadas em regiões que mitigaram há muitas décadas instabilidades no fornecimento de energia, como partes da China e o estado do Texas, nos EUA. Entre as razões, estão o aumento de frequência e intensidade de eventos extremos que elevam o estresse sobre infraestruturas elétricas.

Um dos destaques neste caso é o Brasil, que assistiu a mudanças nos regimes de chuvas decorrentes da crise do clima, o que praticamente destruiu o planejamento hidrelétrico do país no ano passado. O estudo lembra que, ao enfrentar sua pior seca em quase um século, o Brasil também ficou mais exposto ao aumento dos preços globais do gás, fazendo disparar as contas de luz.

Outra razão para os apagões registrados em várias geografias seriam políticas de transição energética em descompasso com a oferta, a demanda e a cadeia de fornecimento. A Bloomberg deu detalhes.

Em tempo: Em uma nova matéria da série Carbon Counter, o FT discute como as mudanças no mercado de trabalho advindas da pandemia podem até piorar o volume de emissões. Este é o caso do regime híbrido, quando o funcionário alterna o home-office e trabalho presencial. “Um escritório meio vazio precisa do mesmo aquecimento e ar-condicionado que um escritório cheio. Desistir do trajeto dois dias por semana pode não ser suficiente para cancelar o aquecimento e a iluminação extras necessários em casa”, explica um trecho do artigo.

 

ClimaInfo, 1º de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.