Amazônia tem recorde de alertas de desmatamento em janeiro

3 de fevereiro de 2022
desmatamento Amazônia

O INPE só conseguiu compilar os dados de desmatamento da Amazônia até o dia 21/01, e mesmo assim chegou à maior taxa de destruição da floresta para um mês de janeiro desde o começo da série histórica, em 2015.

Conforme medições do sistema DETER-INPE, foram desmatados 360 km² de floresta amazônica, sendo 118 km² no Mato Grosso e 99 km² em Rondônia – os campeões de desmatamento no mês.

O resultado preocupa porque janeiro ainda é uma época chuvosa na região, e por isso, apresenta baixas taxas históricas de perda florestal na comparação com os meses mais secos do ano, informa o g1.

O desmatamento em 2021 foi também o maior em uma década, segundo o sistema de monitoramento da floresta do Imazon. Seria isso o que o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, quis dizer com “ambientalismo de resultados”?

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar