Chuvas extremas causam destruição e mortes no Equador e Haiti

3 de fevereiro de 2022
chuvas extremas Equador Haiti

Enquanto em São Paulo sobe para 27 o número de mortes confirmadas pelas chuvas torrenciais que atingiram a região nos últimos dias, no Haiti e no Equador as autoridades também contabilizam vítimas dos eventos extremos que atingiram os dois países, informa o g1.

No Equador, deslizamentos de terra deixaram 24 mortos e 48 feridos. Ao menos 20 pessoas estão desaparecidas, segundo a Al Jazeera. Centenas de casas e estradas foram afetadas pelas inundações. Na segunda-feira (1/1), na capital Quito, choveu o equivalente a 75 litros por metro quadrado, o maior registro das últimas duas décadas, revela a Reuters.

No Haiti, três pessoas morreram, uma está desaparecida e 2.500 famílias estão desalojadas devido a inundações provocadas por fortes chuvas que atingiram o país por dois dias seguidos. O norte do país foi o mais atingido. O centro histórico da cidade do Cabo Haitiano ficou embaixo d’água, e árvores foram derrubadas com a força do vento, reportou a Reuters.

Na Austrália, monções causaram estragos e deixaram cidades isoladas e estradas inundadas nesta quarta (2/2), segundo o Guardian.

O Climate Home News destacou a importância de investimentos em sistemas de alerta precoce e ação antecipatória frente aos eventos extremos que atingem a região Sul da África. Ao menos 80 pessoas morreram e 800 mil tiveram de ser evacuadas em decorrência dos estragos provocados pela tempestade tropical Ana, que atingiu Madagascar, Moçambique e Malawi em janeiro.

Chikondi Chabvuta, representante da ONG Care Internacional, cobrou recursos para a reconstrução da região e denunciou que a demora em avisar a população dificultou a proteção da mesma. Os prejuízos, segundo Chabvuta, serão da ordem de bilhões. Para piorar a situação na região africana, o ciclone tropical Batsirai ganhou força nesta 4ª feira (2/2), no oceano Índico, tendo sido elevado à categoria 4. O ciclone avança em direção às Ilhas Maurício, devendo atingir Madagascar no sábado (5/2), como informa a Associated Press.

Em tempo: Nos Estados Unidos é o frio extremo que causa transtornos. Centenas de voos foram cancelados devido à tempestade de inverno que está sob o país. A previsão é de que a tempestade atinja o sul do Texas, região ainda traumatizada pela onda de frio congelante que, há quase um ano, afetou a rede elétrica e causou um dos maiores apagões da história norte-americana. A Associated Press traz mais detalhes. Bloomberg explica como o Texas está se preparando para evitar cortes no abastecimento, e a Reuters mostrou os impactos da tempestade gelada na região central dos EUA.

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar