Chuvas extremas causam destruição e mortes no Equador e Haiti

chuvas extremas Equador Haiti

Enquanto em São Paulo sobe para 27 o número de mortes confirmadas pelas chuvas torrenciais que atingiram a região nos últimos dias, no Haiti e no Equador as autoridades também contabilizam vítimas dos eventos extremos que atingiram os dois países, informa o g1.

No Equador, deslizamentos de terra deixaram 24 mortos e 48 feridos. Ao menos 20 pessoas estão desaparecidas, segundo a Al Jazeera. Centenas de casas e estradas foram afetadas pelas inundações. Na segunda-feira (1/1), na capital Quito, choveu o equivalente a 75 litros por metro quadrado, o maior registro das últimas duas décadas, revela a Reuters.

No Haiti, três pessoas morreram, uma está desaparecida e 2.500 famílias estão desalojadas devido a inundações provocadas por fortes chuvas que atingiram o país por dois dias seguidos. O norte do país foi o mais atingido. O centro histórico da cidade do Cabo Haitiano ficou embaixo d’água, e árvores foram derrubadas com a força do vento, reportou a Reuters.

Na Austrália, monções causaram estragos e deixaram cidades isoladas e estradas inundadas nesta quarta (2/2), segundo o Guardian.

O Climate Home News destacou a importância de investimentos em sistemas de alerta precoce e ação antecipatória frente aos eventos extremos que atingem a região Sul da África. Ao menos 80 pessoas morreram e 800 mil tiveram de ser evacuadas em decorrência dos estragos provocados pela tempestade tropical Ana, que atingiu Madagascar, Moçambique e Malawi em janeiro.

Chikondi Chabvuta, representante da ONG Care Internacional, cobrou recursos para a reconstrução da região e denunciou que a demora em avisar a população dificultou a proteção da mesma. Os prejuízos, segundo Chabvuta, serão da ordem de bilhões. Para piorar a situação na região africana, o ciclone tropical Batsirai ganhou força nesta 4ª feira (2/2), no oceano Índico, tendo sido elevado à categoria 4. O ciclone avança em direção às Ilhas Maurício, devendo atingir Madagascar no sábado (5/2), como informa a Associated Press.

Em tempo: Nos Estados Unidos é o frio extremo que causa transtornos. Centenas de voos foram cancelados devido à tempestade de inverno que está sob o país. A previsão é de que a tempestade atinja o sul do Texas, região ainda traumatizada pela onda de frio congelante que, há quase um ano, afetou a rede elétrica e causou um dos maiores apagões da história norte-americana. A Associated Press traz mais detalhes. Bloomberg explica como o Texas está se preparando para evitar cortes no abastecimento, e a Reuters mostrou os impactos da tempestade gelada na região central dos EUA.

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.