Pressa e falta de transparência colocam em xeque febre ESG

ESG

As agências de classificação de crédito enfrentam novos riscos ao se lançarem no negócio de rápido crescimento de investimentos baseados em questões ambientais, sociais e de governança, o tal já famoso ESG.

O alerta é da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês). De acordo com o relatório de 2021 da Comissão, ao adicionar fatores ESG, as empresas de classificação podem se desviar de suas metodologias, políticas ou procedimentos usuais que podem não ser divulgados adequadamente aos investidores, o que pode colocar em xeque o ESG no mercado financeiro. Reuters, Bloomberg e Financial Times trazem informações sobre este tema.

Em tempo: Na 3ª feira (2/2), a gigante da mineração Rio Tinto publicou as conclusões de uma revisão externa que encomendou no ano passado para saber como os trabalhadores estavam sendo tratados, durante a qual descobriu padrões perturbadores de racismo, sexismo, assédio e agressão sexual entre sua força de trabalho global de 47.500 funcionários, segundo informam CNN e Financial Times.

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.