Avanço do desmatamento está secando fronteira agrícola na Amazônia e no Cerrado

4 de fevereiro de 2022
desmatamento Cerrado

Pesquisadores do Cemaden usaram uma combinação de dados meteorológicos e de satélites para analisar mudanças nas variáveis hidrológicas e climáticas na fatia tropical da América do Sul entre 1981 e 2020. Descobriram que as maiores tendências de aquecimento e seca observadas nesse período ocorreram na região de transição entre o leste da Amazônia e o Cerrado, onde fica a nova fronteira agrícola brasileira, responsável por 12% da soja produzida no país.

Nas últimas quatro décadas, a região de transição Amazônia-Cerrado passou por uma significativa tendência de aquecimento entre os meses de julho e outubro. Isso fez com que a estação chuvosa atrasasse, e agravou as condições de seca severa na última década. Motivo: a combinação do desmatamento com a crise climática.

“As condições atuais já mostram que essa região de transição entre a Amazônia e o Cerrado está sofrendo os impactos do uso da terra para expansão do agronegócio e também das mudanças climáticas”, explicou José Marengo, coordenador-geral de pesquisa do Cemaden e primeiro autor do estudo à Agência FAPESP. “No futuro, eventos como o El Niño de 2015-2016 podem ser mais intensos. Por isso, é preciso começar a implementar medidas de adaptação para mitigar os impactos das mudanças climáticas naquela região, como redução do desmatamento da Amazônia e de mudanças do uso no MATOPIBA”, aponta Marengo. “Se nada for feito, a produção agrícola vai cair porque é fortemente dependente do clima”, afirmou o pesquisador.

O estudo, que contou com a participação de pesquisadores do INPE e das universidades de Valência, na Espanha, e de Grenoble, na França, foi publicado na revista científica Nature.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar