Nova frente fria pode causar chuvas fortes no Sudeste

chuvas sudeste

Como publicado aqui, disputas políticas fizeram com que o governo federal negasse o recurso necessário para a construção de obras de drenagem para a mitigação de enchentes na região de Franco da Rocha.

O g1 registra que, sem verba do governo Bolsonaro, os piscinões de Franco da Rocha só ficarão prontos em 2024. Entretanto, os efeitos das mudanças climáticas não vão esperar.

A previsão do tempo é de uma frente fria. Do mesmo modo que a chuva generalizada no Sul do país não vai resolver a situação da estiagem na região, ainda vai trazer situações de risco em estados da Região Sudeste, segundo prevê o MetSul.

A tragédia anunciada em Franco da Rocha contabilizou mais mortos. O Corpo de Bombeiros do estado encontrou mais duas vítimas dos deslizamentos de terra em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, totalizando 30 mortos, registram O Globo e a CNN.

Quantas pessoas mais continuarão ainda correndo risco de vida?

As chuvas que caem em São Paulo ainda não são suficientes para garantir o abastecimento, pois o nível da reserva do Cantareira – o maior fornecedor de água para a região metropolitana de São Paulo – segue menor do que em janeiro de 2021.O reservatório finalizou o mês em 33,6%, publicam Exame e Agência Brasil.

Enquanto as chuvas devastam alguns estados, outros sofrem com estiagens há três anos, como informa o g1 Santa Catarina. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o Sul do Mato Grosso – regiões de concentração da produção agropecuária – sofrem com perdas nas safras, com frutos menores, maior custo de produção e menor ganho para o produto. Logo, o preço dos alimentos fica mais alto para o consumidor final.

Diversos municípios do estado do Paraná registraram déficit de chuvas, de acordo com um levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). Os piores resultados estão no oeste e noroeste, informa o g1 Paraná.

A CNN acrescenta que dados apresentados pelo governo federal indicam que mais de 81 mil produtores foram atingidos pelos efeitos climáticos.

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.