Crise climática: Monte Everest está perdendo gelo cada vez mais rápido

Monte Everest

O aumento da temperatura global está derretendo rapidamente o gelo do ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, mostra estudo da Universidade do Maine publicado na Nature e repercutido por veículos como BBC, Daily Mail, National Geographic e Republic World.

O derretimento da geleira South Col, a mais alta do Everest, pode resultar em avalanches crescentes, já que ela perde décadas de acúmulo de gelo a cada ano. O estudo revelou que quase 55 metros dessa geleira derreteram nos últimos 25 anos, o que é uma taxa 80 vezes maior do que a de seus 2 mil anos de formação.

O derretimento rápido da geleira diminuirá sua capacidade de fornecimento de água para mais de 1 bilhão de pessoas que dela dependem para beber e irrigar suas plantações.

Além do mais, novos impactos também podem aumentar o risco de avalanches na região e futuras expedições ao Monte Everest podem encontrar leitos rochosos mais expostos, pois à medida que a neve e a cobertura de gelo continuam a reduzir, logo, potencialmente a escalada se tornará mais desafiadora.

 

ClimaInfo, 7 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.