Crise climática: Monte Everest está perdendo gelo cada vez mais rápido

6 de fevereiro de 2022
Monte Everest

O aumento da temperatura global está derretendo rapidamente o gelo do ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, mostra estudo da Universidade do Maine publicado na Nature e repercutido por veículos como BBC, Daily Mail, National Geographic e Republic World.

O derretimento da geleira South Col, a mais alta do Everest, pode resultar em avalanches crescentes, já que ela perde décadas de acúmulo de gelo a cada ano. O estudo revelou que quase 55 metros dessa geleira derreteram nos últimos 25 anos, o que é uma taxa 80 vezes maior do que a de seus 2 mil anos de formação.

O derretimento rápido da geleira diminuirá sua capacidade de fornecimento de água para mais de 1 bilhão de pessoas que dela dependem para beber e irrigar suas plantações.

Além do mais, novos impactos também podem aumentar o risco de avalanches na região e futuras expedições ao Monte Everest podem encontrar leitos rochosos mais expostos, pois à medida que a neve e a cobertura de gelo continuam a reduzir, logo, potencialmente a escalada se tornará mais desafiadora.

 

ClimaInfo, 7 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar